TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Leitura

Trabalho Escolar: Estratégias De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégias de Leitura

Estratégias de leituras são métodos que os leitores utilizam para adquirir a informação, ou facilitar o processo de compreensão em leitura, adaptando-se em diferentes tipos de situações, variando de acordo com o texto a ser lido.

Para Solé (1998), a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias.

A leitura é um procedimento no qual o leitor tentar construir um significado do texto a partir do que está buscando nele. Não é possível extrair informações do texto decodificando letra por letra, geralmente parte do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor, etc.

Uma boa forma, ou estratégia de fomentar a leitura é mostrar o gosto que se tem por ela, sendo indispensáveis comentários a repeito do livro preferido, sendo um exemplo de leitor.

Solé (1998) ressalta,

O fundamental é que os alunos compreendam que, se estão envolvidos em um projeto de construção de conhecimento ou de busca e elaboração de informações, é para cobrir uma necessidade de saber. Muitas vezes, o problema é que eles não sabem bem o que estão fazendo. Nesse caso, é natural que o grau de participação seja o mínimo necessário para cumprir a tarefa. Quando os objetivos de leitura são claros, é mais fácil estar disposto a consultar textos ou a procurar algo numa enciclopédia.

Se analisarmos a própria leitura, é possível verificar que a decodificação é um dos procedimentos que utilizamos para ler, porém a leitura fluente abrange uma série de outras estratégias e recursos para a construção de significados.

Uma estratégia de leitura é um extenso projeto de obter, avaliar e utilizar informações. Há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação.

As estratégias quando realizadas antes, durante e depois da leitura podem ajudar o aluno a utilizar o conhecimento já adquirido, a realizar deduções para interpretar o texto, a identificar as coisas que não compreende e esclarecê-las, podendo assim retrabalhar a informação.

Utilizamos todas as estratégias de leitura, mais ou menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso, só iremos perceber se analisarmos com cuidados nosso processo de leitura.

Atualmente a escola ensina apenas a ler, não sugere atividades/tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Isso deve ser feito não apenas no início da escolarização, mas num processo consecutivo, para que eles deem conta dos textos indispensáveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo.

Ler é um processo ativo, e não um ato mecânico. A mente separa as informações recebidas, interpreta essas informações e escolhe aquelas que são consideradas proeminentes. O que fica fixado na nossa mente é o significado geral do texto. A leitura é uma habilidade que uma vez adquirida pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos.

O processo de leitura não tem fim, é contínuo, sendo necessária a revisão das estratégias em relação ao que vendo sendo exigido, com perspectivas de melhoria contínua.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com