TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de leitura

Seminário: Estratégias de leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Seminário  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Nesta unidade, vamos trabalhar com o tema Estratégias de Leitura. Seu roteiro de estudo deve começar pela leitura do texto que está no material teórico. Nele, você encontra informações importantes sobre o processo e as estratégias de leitura, que serão de grande auxílio para ler e produzir seus textos. Além disso, você entra em contato com o conteúdo gramatical da unidade que trata das principais regras de concordância verbal e nominal. Esse conhecimento é essencial para usar a língua na variedade padrão, no nível formal de linguagem.

Após percorrer esse espaço de estudo, e realizar a atividade interativa que recupera o conteúdo teórico, o passo seguinte é a atividade de aprofundamento – AP, que nesta unidade é uma produção textual. Nessa proposta, você coloca em prática algumas estratégias de leitura que apresentamos nesta unidade. Procure organizar-se bem para a realização dessa atividade que exige tempo para a elaboração adequada e posterior publicação dentro do prazo definido no calendário, para a avaliação da tutoria.

Para finalizar, faça os exercícios da atividade de sistematização – AS como forma de aplicar o que aprendeu na unidade de estudos. Para essa atividade, o aproveitamento será indicado por meio da autocorreção.

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo ou sobre as atividades, entre em contato com a tutoria pelas ferramentas do ambiente de aprendizagem: via Mensagens e Fórum de Dúvidas.

Atenção

Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

Nessa unidade vamos abordar o tema da leitura e conhecer algumas estratégias para realizar leituras mais proveitosas, principalmente no âmbito acadêmico. No entanto, para começar a pensar no tema leitura, que está sempre interligado à produção de textos, selecionamos um curta-metragem que ganhou o Oscar em 2012. Trata-se do filme “The fantastic flying books by Mr. Morris Lessmore”, uma alegoria bem humorada sobre o poder curativo das histórias, que necessariamente vai abordar tanto a leitura quanto a escrita de histórias. A partir de uma variedade de técnicas (miniaturas, computação gráfica, animação), o premiado autor/ilustrador William Joyce e o codiretor Brandon Oldenburg apresentam um estilo híbrido de animação que remete tanto aos filmes silenciosos quanto aos musicais Technicolor da MGM.

Para assisti-lo acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=hreZuyZ5NYM

Para fazer comentários sobre o filme, utilize o fórum dúvidas, sempre um espaço aberto para a troca de ideias. Não deixe de participar!!

Contextualização

Introdução

A unidade de estudos Estratégias de Leitura apresenta um conteúdo teórico desenvolvido para atender aos seguintes objetivos de aprendizagem:

 compreender o processo de leitura de textos em geral e, especificamente, os técnico-científicos;

 identificar e aplicar as estratégias de leitura para o aproveitamento eficiente da leitura e da produção de textos.

Em primeiro lugar, é necessário realizar a leitura de todo o conteúdo que fundamenta teoricamente o tema para estudo. Em seguida, elaborar as atividades de aproveitamento e aprofundamento: uma atividade de sistematização – AS, com autocorreção, e a atividade de aprofundamento – AP, uma produção textual, para avaliação da tutoria.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo ou sobre a elaboração das atividades práticas, é importante acessar os locais de publicação que contêm as orientações específicas sobre as propostas e práticas a serem realizadas. Para falar com a tutoria, entre em contato, via Mensagens ou Fórum de Dúvidas, no ambiente de aprendizagem.

Material Teórico

Os limites da minha linguagem são os limites de meu mundo

Ludwig Wittgenstein

1. O que é ler?

Antes de definir o que é ler, é importante distinguir informação de conhecimento. A informação é adquirida sempre que estamos em contato com as coisas do mundo. Quanto mais atentos ficarmos às informações, para estabelecer relações com os conhecimentos que já possuímos, mais conhecimento e melhor desempenho teremos, tanto acadêmico quanto profissional.

Atualmente, o acesso ilimitado à rede de informações favorece muito esse contato nas diferentes situações do cotidiano. Temos, portanto, importante papel ativo na construção desse conhecimento, que se produz pelo estabelecimento de relações entre as mais diversas informações, sobre as quais refletimos, atribuímos sentido a elas e operamos a transformação no conhecimento.

Nesse processo, a leitura se constitui numa habilidade decisiva para a construção do conhecimento. É muito comum as pessoas dizerem que não gostam de ler e que não leem com frequência. Para muitas pessoas, ler é apenas decodificar a mensagem para depois, reproduzi-la. Para outros, a dificuldade de memorizar tudo o que leem leva ao distanciamento do ato de ler e consequente rejeição da leitura. Alguns acreditam que não se produz conhecimento enquanto não houver maturidade para isso.

Quando acreditamos que somos capazes apenas de reproduzir informações e não de produzir conhecimento é como se, ao entrarmos na escola ou na faculdade, tivéssemos acabado de nascer e não fôssemos capazes de ter ideias próprias, não fôssemos capazes de pensar, refletir e criar. Esse pensamento é prejudicial, por transformar-se num bloqueio para o leitor que acredita não ser totalmente capaz de compreender o que um texto diz. Então muitas pessoas acabam não lendo por causa do mito da incapacidade.

Ler não é simplesmente decodificar letras. Não lemos apenas palavras, mas

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »