TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Funcionamento

Trabalho Escolar: Estrutura E Funcionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/12/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

1 PROBLEMÁTICA

Considera-se ainda que as mudanças que ocorreram neste final de século na economia, nas relações sociais e culturais, alteraram entre outras coisas a organização da escola, sua função e estrutura, e o perfil do trabalhador/educador.

Com o processo de democratização a partir da década de 1980, cresceu os anseios pela participação, autonomia e começou a exigência que isso acontecesse também no interior das escolas. Depois de muitos debates de educadores foi incluída na Constituição Federal de 1988, e promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, Lei 9394/96 e ao estabelecimento do Plano Nacional de Educação em 2001.

Nesse contexto, a nova LDB eixo central desse estudo é o que podemos chamar de institucionalização dos interesses sociais que lutaram e continuam lutando por uma educação de qualidade para todos. Questão essencial para o desenvolvimento da sociedade, onde as instituições de ensino tem um papel fundamental para cumprir o que diz a lei, e cabe aos governantes apoiar e fornecer meios para as instituições desenvolverem uma educação de qualidade e igualitária.

2 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa pretende fornecer dados que auxiliem na compreensão da legislação educacional que orienta a organização das escolas do nosso país. Conheceremos as leis de diretrizes da LDB que são norteadores de que o universo escolar necessita para estabelecer mudanças capazes de alcançar um nível de desenvolvimento compatível com os desafios que surgem no mundo contemporâneo.

Diante do que foi exposto é necessário realizar um estudo sobre a Estrutura e Funcionamento do Ensino, bem como conhecer as leis da legislação em vigor no nosso país.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

• Explicar a evolução histórica da Educação Brasileira sob a ótica da legislação.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar a legislação educacional no contexto sócio-histórico-economico-politico-cultural contemporâneo;

• Avaliar o impacto das políticas educacionais na sociedade como um todo;

• Conhecer os principais instrumentos legais que norteiam as políticas educacionais no país.

4 METODOLOGIA

A pesquisa será realizada a partir de análises de bibliografias publicadas tais como: livros, sites da internet e artigos de periódicos.

5 CRONOGRAMA

Atividades Agosto Setembro Outubro Novembro

Orientação do Projeto de Pesquisa. X

Entrega do Projeto de Pesquisa.

X

Orientação do Paper.

X X

Entrega do Paper.

X

Socialização do Paper.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com