TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Funcionamento Do Ensino

Ensaios: Estrutura E Funcionamento Do Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino

Nome: A. C. L. da Silva

Turma: PED0542 – Prof. R. Melo

1 – A gestão democrática é a parte mais relevante do Projeto Político-Pedagógico da escola. Pois ajuda a organizar as decisões da unidade escolar, juntamente com a participação de todos os segmentos. Nesse sentido, quais são as principais características da gestão democrática?

É o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício e a transparência (capacidade de deixar claro para a comunidade como são usados os recursos da escola, inclusive os financeiros).

2 – Os indicadores da Qualidade na Educação foram criados para auxiliar a comunidade escolar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, sete elementos fundamentais, nomeados como dimensões, devem ser considerados pela escola na reflexão de sua qualidade. Cite o nome das sete dimensões e descreva pelo menos três delas

1 – Ambiente Educativo;

2 – Prática Pedagógica e Avaliação – Por meio de ação planejada e refletida no dia a dia da sala de aula, fazendo com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. Para tal objetivo, no desenvolvimento do alunos é necessário observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesses por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades.

3 – Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita(EF) - Ensinar os alunos a ler e escrever é uma das principais tarefas da escola, para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, informar-se e aprender coisas novas ao longo de toda a vida.

4 – Gestão Escolar Democrática;

5 – Formação e Condições de Trabalho;

6 – Ambiente Físico Escolar – Ambientes físicos educativos organizados, limpos, arejados, agradáveis, cuidados, com flores e árvores, móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade da escola, com recursos que permitam a prestação de serviços de qualidade aos alunos, aos pais e à comunidade, além de boas condições de trabalho para professores, diretores e funcionários em geral.

7 – Acesso e Permanência dos Alunos.

3 – O Conselho de Classe é um órgão especialmente pedagógico e sua área de competência e abrangência está circunscrita tanto à série, turma ou classe, quanto à equipe pedagógica da escola. Portanto, conforme Gandin (1998), o momento do Conselho de Classe não é para expor os alunos a partir de notas/conceitos e, sim, para diagnosticar e verificar o processo educativo como um todo. Com relação a esse argumento, descreva as ações pertinentes ao Conselho de Classe no trabalho escolar.

O Conselho de classe deve suscitar as decisões a respeito da recondução do processo ensino-aprendizagem. Como processo auxiliar de aprendizagem, ele deve refletir a ação pedagógica e não apenas se ater a notas ou problemas comportamentais de determinados alunos. Deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com