TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do processo de produção

Tese: Etapas do processo de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

A Empresa Estudo foi fundada em 2004 por dois sócios. Sua sede localiza-se na cidade de Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul. A maior parte das empresas situadas no pólo moveleiro de Lagoa Vermelha é do tipo familiar tradicional, e a empresa em estudo está neste grupo, fortalecendo uma tradição familiar em fabricação de móveis de mais de 50 anos.

Inicialmente, a atividade era apenas de fabricação de móveis sob-medida. Mais tarde, em 2006, passou a produção de móveis em série. A produção da empresa consiste hoje em fabricar racks e mesas de centro. A empresa possui 15 funcionários no setor produtivo. O pavilhão onde a empresa exerce suas atividades possui 850m², o qual não é de sua propriedade.

Queijo minas frescal

3.2.1 Etapas do processo de produção

Atualmente, a Empresa já inicia a sua produção mediante uma expectativa mínima de venda semanal, adaptando a produção de acordo com as necessidades e demandas. Após isto, a própria empresa coleta o leite, principal matéria prima do queijo, nos tanques comunitários ou individuais nas propriedades dos produtores rurais. O transporte utilizado para recolher o leite e para entrega do produto final até os clientes é próprio, e não terceirizado.

O modo de produção atual adotado não utiliza-se de estoque de matéria prima, no caso o leite, haja vista que dentro de 48 horas, ele deve ser processado. Também pôde-se perceber que o processo de produção é contínuo, ou seja, não há produtos em processo estocados aguardando a próxima etapa de produção.

No setor de produção há dezesseis funcionários trabalhando em equipe, onde quatro têm conhecimentos de toda a produção.

A linha de produção é a seguinte:

Após a chegada do leite ao laticínio, ele passa por um processo de análise de qualidade e microbiologia para saber se ele está apto ao processamento. Caso não esteja, retorna para o produtor. Caso contrário o caminhão é descarregado e o leite segue para os seguintes processos produtivos:

Pasteurização:

Coagulação: coloca-se o coagulante no leite pasteurizado, e deixa ele em um processo de cozimento para o coagulante fazer efeito. Depois que ele coagula têm-se separado a massa do soro. (primeiro dentro da fábrica)

Informagem: a massa é colocada nas formas do tamanho e do formato do queijo e fica dissorando, pois por mais que na etapa anterior separa-se a massa do soro, ainda assim o queijo ainda sai um pouco úmido, e é nesta etapa que ele acaba de secar.

Secagem:

Salmora: processo de salgar o queijo.

Embalagem: após o queijo salgado, é embalado normalmente em sacos plásticos.

Armazenagem em caixas: é condicionado em caixas e logo após vai para a câmera de estocagem. No caso do queijo minas frescal, não é embalado a vácuo.

Os processos são demonstrados na figura 02:

Figura 2: Etapa da Produção.

Fonte: Elaborado pelos autores apartir de dados fornecidos pela Empresa Estudo.

Os tempos médios de cada processo são os seguintes:

Os tempos de fabricação unitário do queijo minas frescal, foram calculados individualmente, não sendo considerado os tempos entre os processos (set-up), a empresa não possui cálculos dos set-up, não mensurando esse tempo, havendo acúmulo de produtos em processo.

O transporte entre os processos é feito com Carrinhos de transporte manual, com a superprodução os acúmulos entre os processos são constantes, atrapalhando o fluxo no sistema de produção.

Para o JIT, pode ser adotado aqui alguns Kanbans, como kanban de transporte, usado para avisar o estágio anterior da necessidade do envio do mesmo para o próximo estágio (através de cartões que acompanharão o produto); e o kanban de produção, dando sinal para o processo produtivo, que ele pode começar a produzir (normalmente é utilizada a sinalização com luzes ou sinal sonoro).

Como exemplo para evidenciar a importância dos set-up para o processo produtivo, foi aplicado um tempo médio hipotético entre os processos de 0,15 horas para cada set-up, totalizando 0,9 horas (54 minutos), entre todos os 6 set-up. O tempo real de produção inclui os set-up, sendo necessário o controle dos mesmos para evitar atrasos na produção.

A tabela 04 demonstra os tempos totais dos processos e os set-up, para a fabricação de cada modelo de Rack.

Com o JIT, os set-up são controlados, sendo minimizados, acabando com os acúmulos. Com a implantação do sistema JIT, a mão-de-obra passa a ser multifuncional. Desta forma, após a finalização do seu processo, o funcionário ocioso passa a colaborar em outro processo, evitando o acúmulos entre os processos.

Atualmente, sem a adoção de um controle de set-up, não é possível verificar os verdadeiros benefícios que trará para a empresa. Mas, mesmo sem a adoção do sistema, fica claro que com o controle e redução dos set-up é possível maximizar a produção, evitando atrasos na produção e ociosidades.

3.2.2 Diagnóstico dos pontos fortes e pontos fracos

Aqui são levantados os pontos fortes e fracos da empresa para a implantação do sistema JIT, levando em consideração os custos. Somente os pontos críticos serão analisados. Verificar-se-á a necessidade de possíveis melhoras no processo de produção, armazenamento e qualidade da empresa.

Pontos fortes:

- Espaço físico e Layout adequados;

- Preocupação constante dos colaboradores e da administração com a qualidade dos produtos e serviços;

- Planejamento e estratégia de negociação para a fidelização de clientes;

- Pontualidade e fidelização dos fornecedores na entrega de matéria-prima;

- Logística terceirizada.

Pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com