TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA NO MUNDO COMPETITIVO

Artigo: ETICA NO MUNDO COMPETITIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 2

A ética se define como o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial. A ética nas organizações significa forma de ser e modo de agir, mas como fruto da reflexão em consonância com a cultura e a filosofia da organização. Leisinger e Shmitt confirmam esse entendimento.

A ética empresarial reflete sobre as normas e valores efetivamente dominantes em uma empresa. Os valores organizacionais mudam com as mudanças históricas – sociais e as relações humanas seguem a mesma tendência. Uma organização passa sempre por conflitos, por choques entre interesses individuais muitas vezes entre esses e os da própria instituição de modo que a ética servirá para regular essas relações, colocando limites e parâmetros a serem seguidas, essas orientações também são responsáveis pelo comportamento dos indivíduos que vivem o dia-a-dia nas empresas, e fortalecem o compromisso com a organização e colocam em prática o poder criativo e produtivo que possuem, enfim as condições necessárias de uma organização. Os critérios são explicitados pelo dono ou da sua liderança (confiança) e eles seguem as leis estabelecidas pela organização, definindo as decisões a serem tomadas e a maneira como as decisões a serem tomadas e a maneira como as relações interpessoais devem se dar. Assim como ocorre com a ética geral, os valores que regulam as relações dentro de uma empresa alteram-se com as mudanças históricas- sociais. Hoje coloca - se em foco a questão da ganância e da desonestidade. Ex: Como o tráfico de informações econômicas ligadas a bolsa de valores ou a bancos, conflitos de interesses. Então a ética começa a ser apresentada como a questão número um para muitas empresas de porte e outras menores que se preocupam com a estabilidade e crescimento. Então estudos demonstram que muitas empresas se preocupam com a questão do medo quanto aos prejuízos que podem sofrer e com suas próprias carreiras em decorrência de atitudes antiéticas. Há um crescimento do numero de empresas que demonstram interesse pela ética, há forte tensão entre a busca do lucro e a possibilidade de agir com ética. Persistem alguns impasses como, a resistência das pessoas sem admitirem que estejam tendo atitudes antiéticas na vida em geral e, por extensão, no mundo do trabalho, preferindo culpar a empresa e os outros pelas consequências de seus atos.

Enquanto isso os problemas morais aumentam dentro das organizações, desde os problemas do dia-a-dia, como a prática do favoritismo, o sacrifício dos mais fracos, o tráfico de influência, até subornos, sonegação fiscal, pirataria, propinas, esses são comportamentos antiéticos que ferem os outros, como também o próprio indivíduo criando um ambiente de trabalho onde não há respeito. A ética nos ajuda a entender que ela deve estar presente em todos os momentos da atividade da vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com