TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Extraclasse Sobre Cadeia e Teia Alimentar e Fluxo de Energia

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

                     BIOLOGIA 

Exercícios extraclasse sobre Cadeia e Teia Alimentar e Fluxo de Energia:

Questão 1

As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema. Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.

alternativa D) Nas cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da energia.

 

Em todas as cadeias alimentares o fluxo energético da biomassa é unidirecional e descendente, isso ocorre, pois, a energia que é consumida por um integrante da cadeia, não retorna para um integrante de porções mais próximas do produtor. Os produtores são os seres vivos autotróficos, eles realizam a fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio na atmosfera. Os consumidores consomem o que é produzido, e se consomem, por isso existem vários graus de consumidores. Os decompositores degradam tudo que sobre no final de um ciclo, e insere novamente no ciclo da vida.

 Questão 2

Pesquise a diferença entre organismos detritívoros e organismos decompositores.

Faça uma teia alimentar contendo: 1 produtor, 3 consumidores primários, 3 consumidores secundários, 2 consumidores terciários, 1 decompositor e 1 detritívoro.

RESPOSTA: Os seres detritívoros são, muitas vezes, confundidos com seres decompositores. O que acontece, é que estes seres facilitam o trabalho de bactérias e fungos. Seres detritívoros são seres vivos que decompõem a matéria orgânica em moléculas mais simples. Já os seres decompositores são seres que decompõem a matéria orgânica (que muitas vezes, os próprios detritívoros decompuseram) em moléculas mínimas, geralmente as transformando em moléculas inorgânicas.

Questão 3

Pesquise e faça um resumo de como ocorre o fluxo de energia em uma cadeia alimentar, comentando a quantidade e o motivo da perda de energia em cada nível trófico. Explique, também, qual a diferença entre as pirâmides de energia e de biomassa.

RESPOSTA:

O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores. A cadeia alimentar é formada pelas relações entre os organismos que produzem o próprio alimento, os que são incapazes de produzir alimento e precisam ingerir outros organismos para adquirir a energia necessária para sobreviver.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com