TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitat, nicho ecológico, cadeia alimentar, teia alimentar e decompositores

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 07/07/2016

Habitat

O Conceito de Habitats- O habitat é o lugar onde um animal ou planta normalmente vive. Os habitats são determinados por notáveis características Beam me up”., frequentemente incluindo formas predominantes de vida vegetal ou, às vezes, de vida animal (recifes de coral).

Além disso, o habitat pode ser natural ou produzido pelo homem artificialmente, são geralmente construídos para promover o aumento populacional de alguma espécie ou comunidade. Uns dos exemplos são os zoológicos, local artificial que oferece as condições climáticas, físicas e alimentares ideais para o desenvolvimento de uma determinada espécie. É necessário que a espécie se sinta em seu próprio habitat.

Nicho Ecológico

O Conceito de Nicho- Como o ambiente é um conjunto de variáveis, as condições que permitem a existência permanente de uma população e com a qual ela interage é chamada de Nicho. As atividades e o modo como cada espécie vive, se desenvolve e se reproduz é chamado de nicho ecológico. O nicho sumariza o complexo de atributos ecológicos da espécie, incluindo suas tolerâncias abióticas, sua susceptibilidade a inimigos e sua capacidade relativa de competir com outras espécies. Os organismos estão constantemente interagindo entre si, ou seja, a existência de uma determinada espécie implica em prejuízo ou benefício de outra, embora essas interações mesmo quando negativas, façam parte do equilíbrio natural. Porém existem seres vivos de diversas espécies que podem dividir o mesmo habitat e possuírem nichos ecológicos diferentes. Um dos exemplos é o dos insetos aquáticos Noto-necta e Corixa que tem seu habitat as áreas rasas repletas de vegetação (zona litoral) de lagos, porém possuem nichos ecológicos completamente diferentes, sendo que o primeiro é um predador ativo, e o segundo tem sua alimentação em grande parte, de vegetação em decomposição. Dividindo assim o mesmo habitat sem competirem, pois duas espécies não podem ter o mesmo nicho ecológico por muito tempo. Se isso ocorrer elas competem, levando ao desaparecimento de uma delas. Esta ideia é chamada de principio de Gause.

Componentes do ecossistema

Componentes bióticos e abióticos- São todos os seres vivos que atuam num determinado ecossistema como, por exemplo, os animais e vegetais. Estes componentes são divididos em dois grupos, seres autótrofos ou organismos produtores, que produzem o próprio alimento. Este processo ocorre através da fotossíntese e quimiossíntese. Exemplos: plantas angiospermas e algas aquáticas fotossintetizantes e algumas bactérias. Seres heterótrofos são os organismos consumidores e decompositores de um ecossistema. Não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento, se alimentam de outros seres (animais e vegetais).

Cadeia alimentar

Relações alimentares- A transferência de biomassa e energia alimentar, a partir dos vegetais, por uma série de organismos de forma linear. A transferência de energia entre os seres vivos quando estes se alimentam e servem de alimento para outros organismos forma uma cadeia alimentar Inicia-se nos produtores e termina nos consumidores. Quanto menor a cadeia alimentar, ou quanto mais próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com