TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE CITAÇÃO DIRETA: I UNIDADE: GEOLOGIA GERAL

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte

Campus Avançado Prefeito Walter De Sá Leitão

Curso De Geografia

Disciplina: Geologia Geral

Professor: Manoel Cirício Pereira Neto

Aluno(a): Maria Vitória de Sousa Ribeiro

FICHAMENTO DE CITAÇÃO DIRETA: I UNIDADE: GEOLOGIA GERAL

Referência

Popp, José Henrique, 1939-

Geologia geral / José Henrique Popp. – 7.ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2017.

Assu

Fevereiro/2019

Geologia e Suas Esferas de Influências

“A Geologia é uma dessas ciências da Terra que se ocupa do estudo da composição, das propriedades físicas, forças, estrutura geral e história. [...]” (POPP, 1939, p. 1)

“Mais especificamente, é objeto da Geologia Geral o estudo dos agentes de formação e transformação das rochas e da composição e disposição das rochas na crosta terrestre.” (POPP, 1939, p. 1)

“Nosso planeta consiste em um ecossistema complexo e de precário equilíbrio, sujeito à influência de diversas forças da natureza. [...]” (POPP, 1939, p. 1)

“Este dedicado equilíbrio mantém a qualidade do ar, a produção de alimentos, enfim, o bem-estar de todas as formas de vida do planeta e a sobrevivência de todas as espécies.” (POPP, 1939, p. 1)

A Terra Habitada

“Em escala cósmica, o conhecimento humano é extremamente limitado e fragmentado. Tão grande é o universo visível que se torna geometricamente impossível liga-lo por meio de diagramas a um objeto familiar, a menos que se introduzam aumentos crescentes em escala.” (POPP, 1939, p. 4)

“A vida na terra começou há mais de 4 bilhões de anos, e o homem surgiu há menos de 1 milhão de anos.” (POPP, 1939, p. 4)

“Se considerarmos que o tempo transcorrido desde o início da vida até hoje (4 bilhões de anos) seja o equivalente ao de um ano pelo nosso calendário, o homem, em sua forma como é conhecida hoje, surgiu na Terra apenas nas primeiras horas da noite do dia 31 de dezembro.” (POPP, 1939, p. 4)

“A transição unicelular para multicelular, somente ocorreu ao final do proterozoico (cerca de menos de 1 bilhão de anos atrás). [...]

Quando se fala em vida em outros planetas geralmente se tra5a de micro-organismos ou o foco passa para outros extremos, Ets, seres extraterrestres mais humanos etc. Curiosamente, ninguém espera encontrar outras espécies como aves, répteis, ou qualquer outro animal.” (POPP, 1939, p. 5)

“[...] Fatores da natureza geofísica acabaram posicionando a Terra em uma situação apropriada ou mesmo privilegiada em relação a outros planetas de nosso sistema solar e de outros sistemas conhecidos. [...]

A lua, despois que surgiu, veio desempenhar uma função estabilizadora no processo de rotação da Terra devido ao seu eixo inclinado, e este, por sua vez, é responsável pelas estações do ano, proporcionando uma distribuição das temperaturas suportáveis pelos seres vivos. [...]” (POPP, 1939, p. 5)

“À luz dos conhecimentos atuais não se conhecem seres inteligentes ou não que tenham surgido sem percorrer os complexos ramos dos processos evolutivos. [...] É preciso lembrar, também, que para a sobrevivência das espécies é necessário que haja uma mínima cadeia alimentar ou presas e predadores.” (POPP, 1939, p. 5)

“Dos milhares de sistemas solares conhecidos nenhum parece com o nosso.” (POPP, 1939, p. 5)

“A descoberta de qualquer outra forma de vida em outros sistemas solares ou no nosso, fora da Terra, seria sem dúvida o maior dos acontecimentos de todos os tempos, mas mesmo assim ainda continuaremos sós, separados por milhões de anos-luz de nossas vids.” (POPP, 1939, p. 5)

O Universo das Galáxias

“O universo se expande, e as galáxias se afastam na “expansão do espaço”, o que resulta em distâncias cada vez maiores. [...]” (POPP, 1939, p. 6)

“As galáxias contêm quantidades variadas de sistemas e aglomerados estelares e de tipos de nuvens interestelares. [...] Dados observacionais sugerem que podem existir buracos negros supermaciços no centro de muitas galáxias. Acredita-se que eles sejam o impulsionador principal dos núcleos galácticos ativos – região compacta no centro de algumas galáxias, a qual é dotada de uma luminosidade muito maior que a normal.” (POPP, 1939, p. 6)

Tipos de Galáxias

“As maiores galáxias são elípticas gigantes. Acredita-se que muitas galáxias se formam devido à interação de galáxias, resultando em colisões e junções. [...]” (POPP, 1939, p. 7)

“A Via Láctea é uma grande galáxia espiral barrada em forma de disco. Contendo cerca de 200 bilhões de estrelas. [...]” (POPP, 1939, p. 7)

“Colisões ocorrem quando duas galáxias passam diretamente uma através da outra e têm suficiente momento relativo para não se aglomerarem. [...] Isso pode aumentar a taxa de formação de estrelas, na medida em que o meio interestelar é rompido e comprimido. Uma colisão pode distorcer severamente a forma de uma ou de ambas as galáxias, formando barras, anéis ou estruturas similares a caudas.” (POPP, 1939, p. 7)

“observou-se que estrelas se formam em uma taxa excepcional em algumas galáxias, as quais são chamadas de starbursts (berçários).” (POPP, 1939, p. 7)

“[...] A Via Láctea está atualmente no processo de canibalizar a Galáxia Anã Elíptica de Sagitário e a Galáxia Anã do Cão Maior.” (POPP, 1939, p. 7)

“O sistema solar está localizado em uma das regiões menos densas do Braço de Órion de nossa Via Láctea (Fig.1.10). O Sol está no interior de uma “bolha” quente de hidrogênio ionizado, delimitada por uma parede de hidrogênio atômico mais denso e mais frio. [...] o Sol está deslocando-se através do material ejetado por estrelas jovens da associação Scorpius-Centaurus, rumo à Nuvem Interestelar Local, uma massa densa de gás interestelar.” (POPP, 1939, p. 7)

 “[...] físicos teóricos preveem que, se uma estrela for maior que o dobro da massa do Sol, seu colapso será ainda mais extenso. Não há tipo de pressão que possa resistir a esse colapso, e o núcleo da estrela continuará se contraindo até se formar um buraco negro, e a estrela vai desaparecendo lentamente, o que ocorrerá também com o Sol, e outras modalidades [...]” (POPP, 1939, p. 8)

“[...] Os buracos negros governam a esfera das estrelas e galáxias” (POPP, 1939, p. 8)

“[...] Assim é o buraco negro, que atua como uma lente gravitacional afetando objetos e matéria devido a seu campo gravitacional.” (POPP, 1939, p. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com