TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO CITAÇÃO DIRETA PSICOLOGIA

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR

                                           

 Ana Grace da Silva Carvalho

                     

FICHAMENTO

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA PROPAGANDA

Nellie Rego Santee

Goiamérico Felício Carneiro dos Santos

Vitória da Conquista, Bahia

2020

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR

                                         

                                           

Ana Grace da Silva Carvalho

FICHAMENTO

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM NA PROPAGANDA

Nellie Rego Santee

Goiamérico Felício Carneiro dos Santos

[pic 1]

Vitória da Conquista, Bahia

2020

Tema: As funções da linguagem na propaganda

Referência: SANTEE, R.S.; SANTOS, G. F. C. As funções da Linguagem na propaganda. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas. V. 20, n.2, p:169-180. mar/abr 2010.

Fichamento

“Jakobson (1987) revolucionou o mundo da linguística ao apresentar seis funções da linguagem, baseadas nos seis fatores envolvidos na comunicação” (p.1)

“O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere (ou “referente”, em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um CÓDIGO, total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um CONTACTO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação” (p.1)

“Dificilmente serão encontrados textos que se encaixem em somente uma das funções, mas normalmente há a predominância de uma. É importante dizer que por função, entende-se: a finalidade que aquele texto possui. ” (p.2)

“ [...]O processo de comunicação da propaganda possui uma pequena variação [...]”. (p.2)

“[...] Pois o emissor não é quem aparenta ser. Se não se soubesse nada a respeito do processo de ‘fabricação’ de uma propaganda, poder-se-ia facilmente imaginar que o autor daquele anúncio é a empresa anunciante, quando na verdade é o redator de propaganda[...]” (p.2)

“Desta maneira, o emissor verdadeiro está incluso no anunciante, pois é um redator contratado por ele para escrever por ele um texto que ele aprovará. Olivetto (apud CARRASCOZA, 2004, p. 9) diz que a maioria dos bons anúncios possuem o fenômeno da perda da autoria, pois acabam parecendo um discurso do próprio produto ou marca. ” (p.3)

“O destinatário, portanto, é o elemento mais importante da comunicação publicitária, pois é somente em função dele que esta existe, tudo é voltado para encantá-lo e persuadi-lo”. (p. 3)

“ A função referencial [...]é a mais presente na maioria dos textos, normalmente acompanhada de alguma outra. Pode também ser chamada de linguagem denotativa, que traz uma aproximação maior entre o termo utilizado e o objeto ao qual se referir [...]” (p.3-4)

“A função Emotiva ou expressiva, é centrada diretamente no remetente, sendo uma expressão da fala deste. Possui forte tendência à emoção, que é expressa pelas interjeições, adjetivos, advérbios, signos de pontuação, etc. O emissor normalmente fala de si mesmo, dando vazão aos seus sentimentos com frases exclamativas[...]” (p.4)

“A função Conativa Quando há orientação para o destinatário, existe a função conativa. Ela é bem demonstrada pela presença de imperativos, vocativos, e pela segunda pessoa do verbo. Não necessariamente indica ordens diretas por estar no imperativo[...]” (p.5)

“A função fática refere-se ao contato, e basicamente serve para prolongar ou interromper a comunicação e para verificar se o canal funciona[...]A função fática existe em todo o texto publicitário, pois seu objetivo é manter o contato com o leitor” (p.5)

“A função metalinguística faz referência ao próprio código utilizado, quando se tem a necessidade de verificar se estão usando o mesmo. O código vai além da própria língua, abrange linguagens em geral, que organizem os sinais na mensagem, circulando pelo canal entre a emissão e a recepção[...]” (p.5)

“A função poética Quando o texto pende para a mensagem em si mesma e demonstra interesse na forma de se comunicar, existe a função poética da linguagem. Ela não se resume à poesia, apesar de esta ser sua principal representante [...]” (p.6)

“As funções da linguagem percebidas nos anúncios correspondem com o que foi estudado. As predominantes são a Referencial e a Conativa, aparecendo em menor grau a Poética, que é bastante influenciada pela busca da criatividade pelos redatores [...]” (p.11)

Tipo de fichamento: Fichamento por citação direta

Disponibilidade do artigo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/1367/913

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com