TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO CITAÇÃO DIRETA

Por:   •  22/10/2021  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO

CITAÇÃO DIRETA

COMENTÁRIO/IDEAÇÃO

Humanização e desumanização, dentro da história, num contexto real, concreto, objetivo, são possibilidades dos homens como seres inconclusos e consciente de sua inconclusão.” (p.19).

O autor estabelece a humanização e a desumanização como duas possibilidades. Afirma também que o homem nasce vocacionado para a humanização, porem nega essa vocação quando é injusto, explorador e violento. Ao mesmo tempo essa negação gera afirmação de negação.

“Estes que oprimem exploram e violentam, em razão do seu poder, não podem ter roeste poder, a força de libertação dos oprimidos de si mesmos.” (p.20).

O problema do oprimido é grande, pois estando a vida toda presa nesta visão de opressão, passa a acreditar que tem que sempre ser assim. Quem está no poder, finge se importar e ajudar quem precisa, sendo assim, o que acontece é que isso é um meio para deixar as coisas como estão, em que quem está no poder continua no poder, se passando por “bons” e quem está embaixo, continua necessitando da ajuda de quem está no poder.

“[...] quando os oprimidos descobrem nitidamente, o opressor, e se engajam na luta organizada por libertação, começam a crer em si mesmos, [...].” (p. 33).

O autor nos mostra e também cria várias formas de combater esta violência, sendo em primeiro lugar, dialogar com os oprimidos e que para libertar-nos, precisamos estar junto dos outros e eles nos ajudando a libertar-nos libertando-nos também. Pois ninguém se liberta sozinho e ninguém doa liberdade a alguém, é um processo que um ajuda o outro a se formar.

“É como homens que os oprimidos têm de lutar e não como coisas.”( p.35).

Devemos aprender a sermos construtores de nossa própria vida, porque somos humanos e não objetos. Sendo assim, para acontecer uma verdadeira revolução, devemos ser verdadeiros conosco mesmo e com os outros. Fazendo-nos semelhantes aos outros e não diferentes.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17°. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com