TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Matérias primas agropecuárias de origem vegetal

Por:   •  15/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MATÉRIAS PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM VEGETAL

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL: Conhecer matérias primas agropecuárias de origem vegetal

Equipe:

                                         

                                         

                                                 

                

JOÃO PESSOA/PB

2017.2

INTRODUÇÃO

     Por serem as matérias primas agropecuárias de origem vegetal, as mais utilizadas na indústria alimentícia se faz crucial o seu estudo para profissionais da engenharia de alimentos, que utilizará dos seus conhecimentos obtidos para a identificação da matéria prima, que levará a sua extração e métodos de armazenamento até a chegada da mesma ao consumidor.

                                     

OBJETIVO

    Tem como objetivo identificar os tipos de órgãos vegetais que as matérias primas apresentadas representam, citar seus nomes científicos e falar acerca dos nutrientes que cada um possui.

MATERIAIS UTILIZADOS

  • Raízes
  • Tubérculos
  • Bulbos
  • Caules
  • Folhas
  • Flores
  • Frutos
  • Sementes  

PROCEDIMENTOS

  1. Matérias Primas Expostas:

  1. Alcaravia (kümmel)
  2. Banana
  3. Batata doce    
  4. Batata inglesa
  5. Canela
  6. Castanha-do-Pará
  7. Cebola
  8. Cebolinha
  9. Cenoura
  10. Coentro
  11. Cominho
  12. Dill      
  13. Erva-doce
  14. Estrela-de-Anis
  15. Gengibre
  16. Laranja
  17. Manjericão
  18. Milho comum
  19. Milho de pipoca
  20. Nabo
  21. Pimenta rosa
  22. Quiabo verde (seco)
  23. Rabanete              
  24. Semente de girassol
  25. Semente de papoula
  26. Tangerina

  1. Identificamos das matérias primas expostas: o tipo de órgão vegetal representam seu nome científico e o tipo de nutrientes que contêm.
  1. Alcaravia (kümmel)

Nome científico: Carum carvi

Tipo de órgão vegetal que representam: Flor

Nutrientes encontrados: Gorduras totais (saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas), aminoácidos, sódio, potássio, carboidratos, proteínas, vitaminas (A, B6, C) cálcio, ferro e magnésio. As sementes são picantes e levemente adocicadas e são muito utilizadas na culinária nórdica, que aromatiza queijos, pães e vários preparados salgados, como “pretzels”, em pães e bolos. O óleo das sementes é empregado no preparo do kümmel e de outras bebidas alcoólicas.

  1. Banana

Nome científico: Musa spp.

Tipo de órgão vegetal que representam: Baga

Nutrientes encontrados: É uma fruta bastante energética e com uma grande quantidade de vitaminas como C, A, D, B1 e B2, além de grandes quantidades de potássio, fósforo, cálcio e ferro. Por conta disso é amplamente utilizada na alimentação de atletas e altamente recomendada por nutricionistas para todas as idades. Além disso, também possui propriedades medicinais, o tanino (substância presente na fruta) ajuda no controle de diarreias, também é usada no combate a asma, tuberculose, pneumonia e hepatite. A banana ainda verde é usada como antisséptico e para controle de hemorragias em cortes.

  1. Batata doce  

Nome científico: Ipomoea batatas

Tipo de órgão vegetal que representam: Raiz

Nutrientes encontrados: Ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes. Sendo assim, é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. Possui dois tipos de raiz: a tuberosa, que constitui a principal parte de interesse comercial, e a raiz absorvente, responsável pela absorção de água e extração de nutrientes do solo.  São revestidas por uma casca fina, que pode apresentar colorações variadas como: roxo, salmão, amarelo, creme ou branco, com parte central denominada polpa ou carne.  

  1. Batata inglesa  

Nome científico: Solanum tuberosum L

Tipo de órgão vegetal que representam: Tubérculo.

Nutrientes encontrados: Possui pouca gordura e uma boa quantidade de vitaminas e minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Selênio, Vitaminas C, B6, A, E, K e Betacaroteno. Originária do Peru ou da Bolívia, a batata ou batata-inglesa como é conhecida foi difundida pelos colonizadores europeus e hoje é alimento contemporâneo mais usado nas mesas americanas e europeias. Planta herbácea, constituída de caules angulosos e ramificados, de coloração verde ou arroxeada, com altura variável de até 50cm. A parte subterrânea é formada por estolhos, caules laterais. As folhas são compostas por três ou mais pares de folíolos laterais, um apical e alguns rudimentares, todos de formato arredondado. Apresenta flores autopolinizadas, originando um fruto verde, cheio de sementes miúdas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com