TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores De Coerência

Monografias: Fatores De Coerência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Elementos linguísticos: Seleção pertinente de palavras que servem como pistas para a ativação dos conhecimentos arquivados na memória, e que constituem o ponto de partida para a compreensão e para a elaboração de interferências.

Conhecimento do mundo: É a totalidade do conhecimento armazenado em nossa memória, adquirido através da experiências advindas do nosso contato com o mundo.

Conhecimento partilhado: É o que há de comum entre o meu conhecimento de mundo e das demais pessoas

Interferência: É a operação pelo qual o leitor/ ouvinte, ultilizando de seu conhecimento de mundo, estabelece uma relação não explícita entre duas ou mais ideias, para compreender e interpretar um texto.

Fatores de contextualizaçào: Dizem respeito a data, local, autor, elementos gráficos, ilustrações etc. que ajudam a estabelecer a coerência textual.

Os fatores de coerência são ideologia e fusão do problema do individuo à sociedade.

Música de protesto em plena ditadura, algumas palavras foram trocadas, como Pai = DOPS, departamento de policia social, que censurava qualquer tipo de arte que contivesse protesto ao regime militar.

O Conhecimento de Mundo

O estabelecimento do sentido de um texto depende em boa parte do conhecimento de mundo ou conhecimento enciclopédico dos seus usuários, o qual vai permitir a realização de processos cruciais para a compreensão. Para Koch (1999: 60), é o conhecimento de mundo que propicia ao usuário do texto a construção de um mundo textual, ao qual se ligam crenças sobre mundos possíveis e que passa pelo modo como o receptor vê o texto, como se referindo ao mundo real ou ficcional e que vai influenciar decisivamente se o leitor vai considerar o texto como coerente ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com