TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Satisfactions

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É FATORES SATISFACIONAIS?

Maria Beatriz Santiago Monteiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Campus Manaus Distrito Industrial

Avenida Danilo de matos Areosa, 1672 – Distrito Industrial 69075-351 Manaus  Amazonas

(92) 98432-4518 – mbia.santiago@gmail.com

Daniel Nascimento-e-Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Campus Manaus Distrito Industrial

Avenida Danilo de matos Areosa, 1672 – Distrito Industrial 69075-351 Manaus  Amazonas

(92) 99166-9984 – danielnss@gmail.com

Este texto tem como objetivo definir o que é fatores satisfacionais. A pesquisa se utilizou o método de pesquisa bibliográfica, a qual tem o objetivo de reunir as informações e dados, que posteriormente servira como base para responder a questão principal. A conclusão apresenta que os fatores satisfacionais que estão ligados com a necessidade das pessoas, são fatores que se faltarem causam insatisfação, como explica a pirâmide de Maslow, que os mesmos servem como a base da pirâmide, que explica desde a primeira necessidade do ser humano, até onde a mesma pode chegar para se sentir satisfeitos e realizados.

No decorrer dos anos autores trazem definições de como se pode entender a satisfação, e os fatores da mesma. Luiz Alberto Pilotti (2012), afirma que a satisfação é algo que satisfaz a necessidade, como fosse algo sentimental que aparece quando saciamos outras necessidades. Com essa afirmação podemos fazer um link com a pirâmide de Maslow, onde a mesma tem como base as necessidades de uma pessoa, sendo o primeiro degrau as necessidades fisiológicas, comer, beber, um lar e vestimentas, mostra no decorrer dos degraus que quando conseguimos saciar uma necessidade, começa a aparecer outras necessidades que precisamos suprir para se sentir satisfeitos, chegando ate a auto- realização.

Alanna Carla, Darlan da silva, Arduina Sofia, Jose da Silva, Carlos Eduardo, Monise Anne, Monica Coelho e Maria de Fatima (2016), a satisfação é uma combinação complexa do emocional, físico e imaterial, afirmando que os três estão ligados com a qualidade, um pode influenciar o outro. O emocional das pessoas influencia bastante na vida pessoal, afetando tanto o estado físico, quanto o imaterial, como por exemplo, o trabalho, dando a necessidade d a pessoa querer mais e esperar mais de si mesmo, para se sentir satisfeitos consigo mesmo.

 Jandir Pauli, Zelio Miranda, Juliane Ruffatto, Josieli Lazzaratto (2016), citam que a satisfação na vida leva em consideração tanto aspectos momentâneos, quanto as experiências passadas do ser humano, tudo influencia na vida da pessoa, da conduta que ela usa em cada situação que a for proposta, talvez ela tenha passado por vivências não tão boas no passado e ter agregado a si experiências ruins e assim reproduzindo-as, ou mesmo ao contrario, condutas boas que pode até ajudar outros, assim causando um sentimento de satisfação, e como fosse cada dia nascendo uma necessidade, como nunca estivéssemos satisfeitos com somente aquilo.

Marcos Bueno (2002) acrescenta que os fatores higiênicos evitam a insatisfação no ser, que eles não elevam a satisfação, e  se isso ocorrer não consegue tornar isso continuo. Como o nome mesmo diz os fatores higiênicos, são fatores de necessidades, não é a toa que é a base de tudo, e que ela servirá apenas para a pessoa não se senti insatisfeita, para continuar buscando esse sentimento de satisfação, mas se faltar  um deles, que são fisiológicos, segurança e sociais, o humano começa a ser insatisfeito, e ir buscar um desses, pode ser uma casa, um bairro seguro ou ate mesmo um relacionamento.

Para Cristiane Nakamura, Josiane Fortunato, Lúcia Rosa, Rodrigo Morçal, Thais Pereira e Daniel Barbosa, complementam que é preciso tomar precauções para a insatisfação, para que mais tarde haja  a motivação. Cumprir os fatores higiênicos é necessário, porém não suficiente. A satisfação e a motivação estão ligadas, um estar na base, que serve para pessoa se sentir preparar, não sentir nenhuma necessidade que possa lhe atrapalhar lá na frente, e a outra é como fosse o resultado, ou apenas um lazer, um sentimento de uma verdadeira satisfação, que quando conseguem se suprir os fatores satisfacionais, os básicos, miram mais longe.

Os fatores satisfacionais são tudo aquilo que pode influenciar uma pessoa se sentir saciada, o que causa um emocional positivo, estão ligados com a necessidade das pessoas, são fatores que se faltarem causam insatisfação, como explica a pirâmide de Maslow, que os mesmos servem como a base da pirâmide, que explica desde a primeira necessidade do ser humano, até onde a mesma pode chegar para se sentir satisfeitos e realizados.

Referências

PILATTI, Luiz Alberto. Qualidade de vida no trabalho e teoria dos dois fatores de Herzberg: possibilidades-limite das organizações. 2012. p. 18-24. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com