TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomeno Literario

Monografias: Fenomeno Literario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

O fenômeno Literário:

Introdução:

As considerações aqui mencionadas permitem discutir o quanto a literatura infantil é importante, contribuindo de forma valiosa e enriquecedora para a construção do conhecimento, possibilitando a criança o seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como, leva a reflexão do quanto o professor precisa estar consciente dessas questões e trabalhar para que a relação literatura e escola aconteçam de forma harmônica.

A invenção, a palavra e o livro. Produto da imaginação criadora do homem, o fenômeno literário se caracteriza por uma duplicidade, abstrato e concreto, por que é gerado por ideias, sentimentos, emoções, experiências de varias natureza, concreto pro que só tem realidade afetiva quando são transformadas em linguagem ou em palavras, por sua vez precisam ser registradas para que se tornem fenômeno literário. Sob este aspecto, podemos dizer que como objeto que provoca emoções, do prazer ou diverte e acima de tudo, modifica a consciência do mundo do seu leitor a literatura infantil é uma arte. Servindo como instrumento manipulado por uma intenção educativa ela se insere na área da pedagogia. Não podemos esquecer que sem motivação para a descoberta do fenômeno literário, nenhuma informação por mais completa que seja não será retida em nossa memória. Não há duvidas que o fenômeno literário seja o responsável pelas mudanças de estilos e temas que a literatura infantil vem apresentando. Para que o fenômeno literário consiga de fato trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem do aluno, é necessário que o professor faça à correta adequação do livro as necessidades e interesse da criança de acordo com a etapa do desenvolvimento em que se encontra. Por esta razão é de suam importância o conhecimento do professor a respeito do desenvolvimento infantil, do material didático e da metodologia de trabalho que melhor se destina as necessidades de cada criança. O professor deve estar em constante sintonia com as transformações do momento e atualizar seus conhecimentos com a literatura, deve ser um leitor atento e saber o seu lugar dentro do processo de transformação por que vem passando a educação. Sabemos que o fenômeno literário é bem mais do que mero entretenimento ou diversão.

Conclusão:

Literatura infantil possibilita que as crianças consigam redigir melhor, desenvolvem a criatividade, pois o ato de ler e o ato de escrever estão ligados. Neste sentido a literatura infantil é antes de tudo, uma arte. Fenômeno da criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através dos sonhos. Ligam os sonhos e a vida real, as ideias e sua possível ou impossível realização.

“A literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com