TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômeno Literario

Artigo: Fenômeno Literario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O homem desde a antiguidade tinha a necessidade de se expressar de se comunicar, mesmo não sabendo escrever ele já se comunicava através dos desenhos, um exemplo, os homens da caverna que pintavam as paredes das cavernas com vários tipos de desenhos.

Desde então o homem vem achando meios de comunicar através da escrita, sabemos que ela a escrita passou por muitas mudanças através dos tempos, o homem com sua capacidade e inteligência foi inventando meios que facilitassem os meios de comunicação através da escrita da pedra até o papel, e nos dias de hoje é possível ler jornais, revistas e até livros através do computador.

Mas é através desce fenômeno que se efetiva a inter-relação entre o autor, o texto e o leitor.

Por exemplo, a obra “O Patinho Feio”, que á 100 anos vem encantando as crianças só é possível porque ela interage com o receptor.

Portanto papel social da leitura, sendo ela literária ou não, o leitor pode ampliar as possibilidades de amadurecimentos individual e intelectual e, em consequência disso, ele poderá compreender melhor a si mesmo e o mundo.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária ?

É necessário que o professor tenha um planejamento adequando, afinal ele é um mediador, desenvolver com os alunos atividades que despertem seu interesse pela leitura de textos literários, a partir da leitura estética e de atividades de pré-leitura, da leitura do texto, e por fim atividades de pós-leitura. O professor deve compartilhar com seus alunos o que lê, comentar os tipos de histórias ou poemas de que gosta, além de estimulá-los a pensarem sobre sua história de leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com