TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Citações Sobre Resenha

Artigos Científicos: Fichamento De Citações Sobre Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

MOTTA-ROTH, D & HENDGES, G.H.

RESENHA IN: MOTTA-ROTH, D. & HENDGES, G.H

PRODUÇÃO TEXTUAL NA UNIVERSIDADE – SÃO PAULO

PARÁBOLA EDITORIAL , 2010. [P. 27-50]

2- RESENHA

• 2.1 - Qual o objetivo de escrever uma resenha?

2.1.1 - “É usado para avaliar – elogiar ou criticar – o resultado da produção intelectual em uma área do conhecimento. A resenha é um gênero discursivo em que a pessoa que lê e aquela que escreve têm objetivos convergentes: uma busca e a outra fornece uma opinião crítica sobre determinado livro. Para entender o leitor, o resenhador basicamente descreve e avalia uma dada obra a partir de um ponto de vista informado pelo conhecimento produzido anteriormente sobre aquele tema.“ (p.27-28)

• 2.2 - Qual a é a estrutura retórica básica de uma resenha?

2.2.1 - “Apresentar, Descrever, Avaliar e (Não) Recomendar o livro. Em geral, as ações tendem a aparecer nessa ordem e podem variar em extensão, de acordo com o quê e o quanto o resenhador deseja enfatizar em sua análise do livro, ou podem variar em frequência, de acordo com as características da obra ou o estilo do resenhador (se tende a ser mais descritivo ou mais avaliativo em seu texto).”

“Uma passada de olhos pela bibliografia do livro já é suficiente para despertar a curiosidade do leitor.” (p. 30)

“Uma das teses interessantes levantadas no livro é: sobre como esses sistemas aprendem.“ (p.32)

“A conclusão do livro, entretanto, é de que a emergência está se expandindo pouco a pouco para ocupar vários, se não todas, as instâncias das nossas vidas.” (p. 34)

“Ela utiliza esse recurso de exemplificação para contextualizar o livro resenhado e definir de que maneira ele traz uma nova contribuição para o “estado da arte”, isto é, o atual estado do conhecimento nos estudos das organizações sociais.” (p. 35)

“Ao fazer comentários avaliativos sobre os temas abordados no livro, a resenhadora chama para si o papel de especialista (autoridade) frente ao leitor que, por sua vez, se constitui como membro (aspirante ou especialista) de uma comunidade acadêmica.” (p. 36)

[...] ao recomendar uma obra, resenhadores aconselham explicitamente o leitor a ler (ou talvez, não ler) o livro, ressaltando o impacto significativo da obra (ou a falta dele) para a disciplina como um todo [...] (p.37)

“A obra divide-se em duas partes: a primeira, “Gênero digitais – descrição e implicações para o ensino”, e a segunda, “O professor e a internet: alternativas e dilemas”.” (p. 37-38)

“A linguagem é densamente avaliativa e, muitas vezes, é recomendado inclui exemplos ou excertos do livro para ilustrar críticas ou elogios.” (p. 43)

[...] É importante que o resenhador informe o valor do livro para o público-alvo e estabeleça sua contribuição para inovar a área e responder às perspectivas dos leitores [...] (p.44)

“A avaliação dos resenhadores, portanto, é afetada por diferentes questões, tais como a natureza dos assuntos tratados, o tratamento dos dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com