TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fobia social

Projeto de pesquisa: Fobia social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo: A fobia social é caracterizada por um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais. O indivíduo teme a agir a modo de demonstrar sintomas de ansiedade e que lhe sejam humilhantes. O transtorno vem sendo considerado um problema grave de saúde mental e altamente incapacitante diante das interações sociais, interferindo deste modo nas relações de trabalho, acadêmico, sociais, além de ser considerado um dos transtornos que mais acarreta prejuízos. O presente trabalho tem como proposta identificar a incidência da fobia social nos alunos do curso de Psicologia, além de averiguar a taxa da ansiedade nos alunos, comparar o índice de fobia social dos alunos do 1º e do 8º período e investigar a associação entre a fobia social e os dados sócios- demográficos. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ, que fica localizado na BR 230, em João Pessoa- PB. Foram convidados a participar do presente estudo 40 alunos, sendo 20 do 1º período e 20 alunos do 8º período. Para realização do estudo, foi utilizada a escala de Fobia Social (LSAS), desenvolvida por Liebowitz, contendo 24 itens, que consiste em marcar entre os números de 0 a 3 os quais correspondem à intensidade e a frequência em que ocorrem às situações citadas na escala. Através dos resultados obtidos foi possível verificar que há prevalência da ansiedade nos estudantes, além de constatar que o nível do transtorno é maior nos alunos do 1º período do que nos do 8º, o que sugere que estes indivíduos podem abandonar o curso por conta dos prejuízos acometidos pelo transtorno. Os dados foram analisados através do pacote estatístico Excel, em sua versão 2007, e foram respeitados todos os aspectos éticos para a pesquisa com seres humanos da resolução 196/96.

Palavras-chaves:Fobia Social, Estudantes Universitários, Transtorno.

1. Introdução

Os transtornos de ansiedade são considerados as enfermidades mentais mais prevalentes na população, dentre eles destaca-se a fobia social, com diversos sintomas e características incapacitantes. Podendo muitas vezes ser confundida com timidez, fazendo com que prejudique o indivíduo a busca de um diagnóstico, tratamento e ajuda capacitada. Além disso, Lamberg (1998) relata que por muito tempo os especialistas e pesquisadores da área não deram tamanha importância e descuidaram da fobia social, desta forma gerando consequências para que os indivíduos não procurassem o devido cuidado e tratamento.

Estima-se que o transtorno seja acometido tanto em homens e mulheres, com início na adolescência, mas em alguns casos podendo haver desde a infância, há índices de que pessoas diagnosticadas com fobia social têm alta comorbidade com outros transtornos psiquiátricos, como ansiedade generalizada, fobia específica depressão, transtorno evitativo de personalidade e dependência de substâncias psicoativas.

Os sintomas presentes na fobia social segundo o DSM IV são caracterizados pelo medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais, onde o indivíduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e vergonhoso, interferindo e consequentemente prejudicando significativamente na rotina, no funcionamento ocupacional (acadêmico), em atividades sociais ou relacionamentos e tende a reconhecer que o medo é excessivo e irracional.

A Fobia Social (FB) ou Transtorno de Ansiedade Social (TAS) tem sido considerada um dos transtornos fóbicos que mais traz prejuízo à população acometida. Além de ser um transtorno bastante confundido com a timidez, só que ela vai além do que muitos pensam. É um transtorno mental grave que traz sofrimento e perdas de oportunidades para o indivíduo acometido (D'EL REY, 2001; LAMBERG, 1998). É considerado um transtorno ansioso de evolução crônica, além de ser reconhecida como passível de acarretar prejuízos graves em diferentes áreas da vida do indivíduo como trabalho, atividades sociais, escolaridade, relacionamento familiar, etc. (SCHNEIER; et al., 1994).

O medo de falar em público é umas das manifestações mais comuns da Fobia Social (DEL REY, 2005), sendo frequente na população universitária. Desta forma o estudante passara por situações que terá de falar em público se expondo para seus colegas e professores, além da necessidade de fazer parte de um grupo de amigos. Em situações como essas, a fobia social pode resultar em sofrimento excessivo e gerar graves limitações (BERNIK, 2005).

Tendo em vista que a fobia social acarreta prejuízo na população universitária, e que ao longo da vida acadêmica o estudante terá que lidar com exposições orais diante dos seminários e discussões em grupo, os alunos começam a se sentir pressionados para criarem uma boa impressão acadêmica e posteriormente preparar-se para uma boa atuação em sua área profissional. Para Escudero (1999), sugere que em relação ao atual mercado de trabalho brasileiro, as exigências são cada vez mais presentes e necessárias, tendo em vista que as empresas buscam por um perfil de liderança, postura, desenvolvimento para trabalhar em grupo, boa comunicação, capacidade de tomar decisões e ter iniciativa. Além disso, Escudeiro (1999) relata ainda que nem todas estas exigências estão presentes nos universitários e consequentemente estes não serão introduzidos pelo mercado.

O presente trabalho tem como objetivo geral identificar o índice da fobia social em alunos universitários de psicologia do Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ, tendo como objetivos específicos averiguar a taxa da ansiedade nos alunos, comparar o índice da fobia social dos alunos do primeiro e oitavo período, investigar a associação entre fobia social e os dados sócio-demográficos, além de realizar uma breve revisão bibliográfica abordando no primeiro capítulo temas como fobia social, relatando seus aspectos históricos, a ansiedade quando se torna patológica, a epidemiologia e etiologia do transtorno, os critérios diagnósticos e a comorbidade com outros transtornos. Já o terceiro capítulo, ilustrará com mais afinco a fobia social no âmbito acadêmico, relatando seus prejuízos e limitações nos estudantes universitários.

O trabalho foi realizado na Universidade particular na cidade de João Pessoa- PB, no Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ, que fica localizado na BR- 230, onde oferece os mais variados cursos, dentre eles o curso de Psicologia. A população deste estudo foi de vinte alunos do primeiro e vinte do oitavo período, totalizando a amostra em 40 alunos. Para averiguar os objetivos citados, a pesquisadora aplicou a escala de Fobia Social (Liebowitz Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com