TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social

Por:   •  29/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Título: O Tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social

Autor: Camila Moter Barbiere

Psicóloga, Especialista em Psicoterapia cognitivo Comportamental.

Publicado: Portal dos Psicólogos

Data: 22/12/2012 – São Paulo

Disponível: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0653.pdf

Sobre o que escreve o autor?

O autor escreve dados da Psiquiatria e da Psicologia de artigos sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento da Fobia social, com foco nas principais técnicas usadas e nos resultados e efeitos obtidos.

Porque ele escreve?

Escreve a fim de mostrar que a Terapia Cognitivo-Comportamental, tem se mostrado com resultados positivos para o tratamento da Fobia Social, mas existem poucos estudos comprovando essa eficácia.

Como ele fez a pesquisa?

Fez a pesquisa através de buscas em bases de dados como: Scielo, Liacs, medLine, Pubmed. Utilizou-se a combinação das seguintes expressões: Social phobia OR, Social anxiety, disorder OR social anxiety. And tratament OR cognitive-behavioral thaerapy OR CBT. Os critérios adotados, idiomas Português, Inglês e Espanhol, ensaios clínicos, estudos de casos, abordagem farmacológica, outros transtornos psiquiátricos, técnicas e feitos da TCC na Fobia social, período da publicação entre 2005 e 2010.

Resultados

Foram achados 942 artigos, desses foram selecionados 41 que falavam sobre o tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social, Por fim, através dos artigos e com base nos critérios de inclusão e exclusão, 17 artigos foram escolhidos.

Discussão

As técnicas usadas foram, psicoeducação, respiração diafragmática, relaxamento, treino em habilidades sociais, reestruturação cognitiva e exposição, as duas últimas foram mais utilizadas. As técnicas de exposição envolviam enfrentamentos das situações evitadas, até que se habituasse. A reestruturação ajudou na modificação dos pensamentos automáticos negativos, que melhorou a estima do paciente e mudou sua auto percepção e a maneira de pensar sobre o mundo e a si mesmo. Com as técnicas empregadas, foi observado semelhanças entre os estudos.

Conclusão

Com base na leitura, observei que a Fobia Social é um transtorno crônico, e, se não tratada agrava-se o quadro cada vez mais, provocando prejuízos na vida paciente de todas as formas negativas. Observei também, que existe eficácia da TCC, no tratamento da Fobia Social, e que técnica usada da combinação entre a exposição e a reestruturação cognitiva tem efeitos semelhantes. No Brasil há poucos estudos sobre o tratamento cognitivo-comportamental da fobia social é importante mais estudos serem feitos para trazer uma melhor qualidade vida para pessoas que sofrem com fobia social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com