TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fobia Social

Artigo: Fobia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

O presente estudo relata o avanço e as principais características do tratamento cognitivo-comportamental na fobia social, com foco nas principais técnicas empregadas e nos efeitos obtidos.

A Fobia Social, também chamada de Transtorno de Ansiedade Social, atualmente é uma categoria que vem sendo estudada com mais afinco e preocupação. Uma vez que anteriormente era um transtorno negligenciado, por ser confundida com uma simples timidez.

Segundo o DSM-IV (APA, 1994), a fobia social caracteriza-se por um temor acentuado e persistente a situações sociais ou de desempenho em que a pessoa se sente exposta a desconhecidos, ou a um possível escrutínio ou avaliação dos outros, por medo de resultar em embaraços. Porém até que ponto os medos que são manifestados pelas pessoas devem ser considerados um transtorno? Como esse comportamento pode vir a prejudicar sua vida social?

O objetivo deste trabalho é levantar os principais dados da fobia social e como podemos tratá-la dentro da teoria cognitivo-comportamental. Os dois componentes principais do tratamento com terapia cognitivo-comportamental para a fobia social foram: a reestruturação cognitiva e a terapia de exposição.

Pretende-se mostrar que a terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz para o tratamento da fobia social. Como é diagnosticada a fobia social e como é vistav pela sociedade. O Trabalho apresentar-se-á em capítulos que levará o leitor a compreender todo o processo do tratamento e como ocorre o avanço, os efeitos da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da fobia social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com