TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia Da língua Portuguesa

Exames: Fundamentos E Metodologia Da língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 7

• Introdução:

Nesse trabalho abordaremos a didática como maneira de tornar o ensino mais prazeroso, eficiente e dinâmico, e as diversas teorias e técnicas que podem ser utilizadas em sala de aula para torna-lo tal.

A didática deve ser encarada como uma ferramenta a ser utilizada para o maior aproveitamento do tempo disponível com o aluno e levada em consideração em todas as etapas do processo de aprendizagem, desde o plano de aula ate a aplicação e mensuração de resultados obtidos.

Sendo assim levaremos a cabo o projeto proposto.

DESAFIO: PLANO DE AULA

Público alvo: uma classe do 4° ano do ensino fundamental, com 28 alunos, sendo um aluno surdo de 10 anos de idade.

Perfil da turma para a qual a aula será preparada: crianças com idade entre 9 e 10 anos, de classe média-baixa, de uma escola municipal onde há poucos recursos na sala de aula mas que podem ser adaptados,como por exemplo: assistir a vídeos em uma televisão ,por não ter um telão; mas na biblioteca pode-se encontrar livros,revistas e jornais como recursos a serem utilizados sobre diversos temas;as carteiras da sala podem ser distribuídas de acordo com a necessidade da aula, individuais, em dupla, círculos ou grupos de 4 alunos. A maioria dos pais participam das reuniões, mas poucos acompanham a vida escolar dos filhos como ajudar no dever de casa, devido à necessidade das mães trabalharem, as vezes em mais de um serviço, ou pelo fato de famílias desestruturadas com separações dos pais; a mãe do aluno surdo participa mais ativamente por estar preocupada com a necessidade especial de seu filho, para poder auxiliá-lo nos deveres de casa.

Tema da aula: A importância da água em nossa vida.

Justificativa: Fazer com que a criança reflita sobre a escassez da água e as formas de economia desta, preservação de mananciais, nascentes e rios criando uma consciência ecológica na criança sendo que estas podem levar esses conhecimentos para os pais chamando a atenção destes para uma realidade que as vezes passa despercebida, pois muitos adultos ainda acham que a água é um recurso renovável e acham que não há necessidade de economia, por exemplo. Nesse caso essas crianças estarão sendo agentes informantes.

Objetivo da aula a ser planejada: Reconhecer a importância da água como recurso indispensável à sua vida e a do planeta. Avaliar as alterações promovidas pelo homem e suas consequências, diferença entre água potável e água salgada, imprópria para beber.

Conteúdo previsto: A necessidade da água em nossa vida, os cuidados com a água (fontes poluidoras, economia, mata ciliar, etc.), o ciclo da água, o direito à água de qualidade, tratamento da água, onde está a água potável?

Procedimentos de Ensino: Círculo de discussões sobre o assunto, para identificar o que os alunos já sabem sobre o tema. Assistir ao vídeo da música Planeta Água (Guilherme Arantes) com legenda contendo letras fáceis de ler durante a apresentação, prestando atenção na letra (explorar a letra da música na discussão). Incentivar o aluno surdo a participar da discussão através do intérprete. Visita à estação de tratamento da água e ao rio de onde essa é captada.

Recursos de Ensino - recursos visuais: vídeo com legenda, slides com fotos da nascente do rio e seu percurso, visita ao rio e estação de tratamento da água, livro didático, cartazes informativos coloridos.

Avaliação: Observar e registrar a participação dos alunos nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos, examinar textos (individuais), desenhos e cartazes desenvolvidos por eles; a classe deverá desenvolver os cartazes divididos em grupo de 4 alunos onde o aluno surdo fará parte de um deles.Como a visualização e a materialização são fatores importantes na educação do surdo, cremos que essa atividade além de inserir o surdo no grupo também auxiliará na assimilação do conteúdo aplicado, o intérprete será solicitado quando necessário para auxiliar o grupo na comunicação com o colega surdo, volta ao círculo da discussão para saber o que foi acrescentado no aprendizado a partir da aula; a professora deve incluir novamente o aluno surdo na discussão de avaliação através do intérprete.

Recursos materiais: televisão, dvd, mídia, retroprojetor, revistas, cartolinas, tinta guache, cola, tesoura, giz de cera(para confecção dos cartazes),ônibus para o transporte, bilhete de autorização para enviar para as mães.

OBS: Tempo previsto 3 aulas.

1° aula: discussão, apresentação do vídeo da música Planeta Água, exploração da música na discussão.

2° aula: visita ao Rio Macaé e Estação de Tratamento onde assistirão uma pequena palestra de 15 minutos sobre o rio que abastece a cidade (o intérprete estará presente) e também um vídeo (legendado) de 15 minutos sobre a água antes de irem conhecer o rio.

Tarefa de casa: elaboração de um texto sobre o que viram e aprenderam.

3° aula: em grupos de 4 alunos confecção de um cartaz sobre o que viram,que pode ser desenhos, colagens, etc. Volta à discussão para avaliar o que foi acrescentado no aprendizado do aluno .

• A didática: Teoria e Pratica.

Entendendo que parte do professor a iniciativa de planejar, controlar e executar o ensino, a maioria dos autores concorda que o planejamento é peça fundamental de qualquer tipo de ensino formal, Não podendo ser assim, ignorado.

Existem diferentes graus de planejamento com características etapas e componentes diversos, mas o fundamento de “planejar” parte da definição da didática como método e ferramenta. O planejamento e simplesmente a tentativa de prever metodicamente uma ação de maneia a racionalizar e ser capaz de concluir os objetivos, levando em consideração eventuais problemas que venham a aparecer por quaisquer motivos.

Em teoria o planejamento e um recurso a ser utilizado de modo a tornar o desenvolvimento o mais eficiente o possível levando em consideração diversos fatores e atividades que devem ser desenvolvidas, mas a teoria tem uma falha evidente ao não levar em consideração aspectos relevante: O professor e seus alunos.

Deixando de fora os principais interessados não por omissão, pois o plano deve ser executado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com