TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Telecomunicação

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Projecto 1

Fundamentos de Telecomunicações II

2014/2015

Docente: Kazim Terzic

Aluno: Mauro Alberto, a42558

                                15/05/2015

Introdução

O objetivo para este projeto da disciplina de Fundamentos de Telecomunicações II, é um seguimento das aulas práticas lecionadas. Ou seja o pedido é:

  • Sinal de entrada com uma sequência de símbolos (números) arbitrária;
  • Um codificador e descodificador;
  • Um modulador e desmodulador;
  • Adição de ruído no canal (White Gaussian Noise);
  • Correção de erros (single bit error)

Simulink

Agora vou apresentar o diagrama de Simulink. Tal como foi dito o diagrama é o concluir das aulas práticas (mais propriamente a aula prática 4 e 6, que representam o codificador e o desmodulador).

1ªParte

[pic 2]

2ª Parte

[pic 3]

3ª Parte

[pic 4]        

Na 1ª parte representa o codificador. Sinal é convertido para bits e multiplicado pela matriz de identidade de Hamming e vai ser transmitido pelo canal. Os bits são convertido para símbolos decimais pois a Look Up Table funciona com símbolos.

Na 2ª parte apresenta-se o modulador. Tem no inicio duas Look Up Tables que são multiplicadores pelas nossas funções transportadoras que são sen e cos. Somamos os sinais que vão ser afetados pelo ruído Gaussiano que simula ruído

O sinal obtido é dividido por duas correlações, uma com sinal original de Sen e outra com Cos e de seguida são integrados.

Tendo em conta que a estabilidade é maior no início do período do símbolo, usamos o Sample and Hold para guardar o valor. Depois fazemos uma quantização para o sinal ficar mais uniforme.

De seguida os sinais são inserido noutra Look Up Table2 (LUT2) de 2 dimensões, que faz o trabalho inverso das anteriores. Eu não consegui pôr o LUT2 a funcionar para 128bits por isso, executei para 256bits. O objetivo seria que este LUT2 para valores a metade da primeira LUT, pois devido aos processos de modulação/correlação, o sinal fica com metade da amplitude original.

De seguida passamos de decimal para um conjunto de 8bits. Multiplicamos os bits pela matriz de paridade para fazer verificação de erros e então obtemos um vetor de 4 bits de erro. De seguida extraímos os primeiros 4 bits que correspondem ao sinal original e transformamos estes de volta ao tipo de símbolos que tínhamos originalmente. Obtemos o seguinte gráfico:

[pic 5]

Um pouco diferente do inicial, mas está com o atraso de 2 segundos. Face ao original.

[pic 6]

Isto corresponde ao vetor de erros de hamming. A sequência está correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (96 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com