TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Resumo Historia

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Para iniciarmos falando sobre a física, nada melhor entendermos o seu contexto histórico e por qual motivo ela surgiu?

     A palavra física tem origem no grego  φύσις (physiké) que significa natureza, sendo a ciência que trata de descrever e explicar os fenômenos naturais.  Para a explicação desses fenômenos criou-se modelos idealizados de situações reais, onde são observados repetidamente esses fenômenos, destacando fatos notáveis, buscando conclusões sobre o seu comportamento.

 
    A Física se desenvolveu em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural, controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício, essa necessidade levou o as primeiras descobertas em físicas que ocorreram na pré-história, como uma tentativa de resolver problemas de forma prática ou facilitar suas tarefas, percebendo que poderia usar pedras afiadas para rasgar a carne de um animal, usar um arco para atirar uma flecha a grandes distâncias ou a manipulação das chamas de fogo, estavam utilizando inconscientemente conceitos físicos.

É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza. Surgem os "filósofos naturais" interessados em racionalizar o mundo sem recorrer à intervenção divina. Por volta de 600 a.C. nascia o que hoje podemos definir como a Filosofia, com os gregos, que tentavam explicar tudo por meio da razão. Por meio dessa busca de explicações por meio da razão, os gregos formularam os princípios gerais do movimento, da constituição da matéria. Entretanto é com Aristóteles que a Física e as demais ciências ganham o maior impulso na Antiguidade. Suas principais contribuições para a Física são as ideias sobre o movimento, queda de corpos pesados (chamados "graves", daí a origem da palavra "gravidade") e o geocentrismo. A lógica aristotélica irá dominar os estudos da Física até o final da Idade Média.

Aristóteles marcou a física europeia por mais de 1500 anos, baseando-se pelo bom senso aliado á logica, porém, a falta de comprovações práticas referentes a certas teorias, o levaram a conclusões equivocadas. Nicolau Copérnico no ano de 1510, rompe com mais de dez séculos de domínio do geocentrismo, onde pela primeira vez abordou no seu livro Commentariolus, que a Terra não é o centro do Universo e sim um entre outros tantos planetas que giram em torno do Sol, enfrentando a oposição da Igreja Católica, que adotava o sistema aristotélico como dogma e faz da Física um campo de estudo específico.

Outro a refutar ideias de Aristóteles foi Galileu Galilei o qual conduziu uma série de estudos importantes no campo da mecânica, como o movimento pendular e o movimento uniformemente acelerado, descobrindo a lei da queda livre. De acordo com esta lei, dois objetos de massas diferentes colocados na mesma altura serão afetados pela mesma gravidade, sendo esta é a razão de seu movimento, eles alcançam o solo e caem ao mesmo tempo que são livres (sem resistência do ar). Ele também inventou o telescópio, e ao usa- ló, descobriu manchas solares e que Vênus tinha fases como a lua. Provou ainda que a Terra girava em torno do sol, refutando a doutrina aristotélica, além de comprovar também a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, segundo a qual a Terra e os planetas giravam em torno do sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (713.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com