TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOCIA DEMOCRÁTICA

Projeto de pesquisa: GESTÃO ESCOCIA DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Gestão escolar democrática é discutida, atualmente, pois procuram soluções para uma transformação no sistema atual do ensino.

Destacam-se mudanças que se direcionam e descentralização do poder, a necessidade de um trabalho realizado com ampla participação de todos os segmentos da escola e da comunidade, para envolver a sociedade com comunidade, para envolver a sociedade como um todo.

Considera-se que esse processo é de grande relevância e importância para o inicio de uma transformação, é necessário que ele ocorra por etapas proporcione um ambiente de trabalho que seja favorável a essas inovações buscam-se pessoas preparadas e motivadas, que se envolvam, participem direta ou indiretamente desse processo educacional.

Na área da educação a escola é responsável pela transmissão do conhecimento pôr no mundo globalizado, exige-se que a escola tenha uma nova concepção e uma forma diferenciada de se trabalhar, ou seja, uma constante renovação na sua postura para transmitir um conhecimento de nível para preparar o aluno a formar cidadão critica e que se comprometam a uma participação mais efetiva para obter resultados com eficácia favoráveis ao desenvolvimento do estabelecimento.

Partindo deste principio, surge a figura do gestor escolar como sendo o individuo que irá propagar ideias para que ocorra a transformação, aquele que irá articular essas ideias junto à comunidade escolar.

Trata-se: repensar a escola como um espaço democrático de troca de produção de conhecimento que é o grande desafio que os professores profissionais da educação especificamente o gestor escolar deverão enfrentar neste novo contexto educacional, pois o gestor escolar é o maior articulador deste processo e possui um papel fundamental, na organização do processo de democratização escolar.

O gestor escolar necessita criar situação para romper barreiras entre a teoria e a pratica repensar sua forma de administrar.

O ponto de partida para que ocorram mudanças significativas no sistema escolar é o de uma gestão mais democrática onde todos possam participar deste processo, opinar com ideias coerentes de acordo com a participação que atenua o individualismo da reciprocidade, que supera a expressão da autonomia que anula a dependência de órgão intermediário que elaboram politicas educacionais tais qual a escola e mera executada.

GESTÃO DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA

E reconhecer o papel do professor e da escola na conjuntiva social. Onde o primeiro assumiu a responsabilidade com os alunos na promoção de um ensino de qualidade priorizando a conectividade e a aquisição dos conhecimentos universais e a segunda assumindo-se como uma extensão da sociedade onde os valores sociais, culturais são dinamizados e lapidados acredita-se que nos dias atuais, ambos devemos ter a ideia de uma escola democrática a serviço da formação de cidadãos críticos e participativos e da transformação das relações sociais presentes.

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com