TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais E Linguagem Corporal

Trabalho Escolar: Generos Textuais E Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

O Termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. São cinco os agrupamentos de narra:

Narrador - é quem narra uma história, e são divididos em três tipos de narrador: onisciente – conta como sabedor de tudo a respeito da história é capaz de contar tudo sobre o enredo e os personagens. Sabe e revela o próprio pensamento, a vos interior dos personagens, o narrador faz tudo isso em discurso livre.

Observador - na terceira pessoa, é observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu;

Personagem - na primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos na medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens.

• Tempo: é um determinado momento em que as personagens vivenciam suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narrar um flashback feito pelo narrador).

• Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

• Enredo: é a trama, o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido, e a sua resolução, ou seja, todo enredo tem início, desenvolvimento, clímax e desfecho.

• Personagens: através das personagens, seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações. À personagem principal dá-se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa, animal ou objeto inanimado, como nas fábulas.

Os que vimos foram os recursos que os estilos narrativos têm em comum, agora vejam cada um deles e suas características separadamente:

• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.

• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

A linguagem corporal esta presente na nossa vida, aliás, sem a linguagem corporal não somos nada, pois desde que nascemos já usamos a expressão corporal através do choro. Também nos ajuda a expressar o que sentimos, se gostamos ou não, se choramos, ou se estamos felizes, etc.

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Tipos de Linguagem:

• Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. Linguagem não verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.

• A linguagem não verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza. Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não verbal.

• A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre pessoas.

Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.

A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico (mesencéfalo), a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.

O surgimento da linguagem verbal foi há mais de 40.000 anos. e o surgimento da escrita, há 4.000 anos só foram possíveis com o desenvolvimento de uma complexa estrutura cerebral chamada de neocórtex .

Como seres humanos, podemos escolher palavras, criar imagens, fazer observações e mentir utilizando o neocórtex, o sistema límbico, que é responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos, muitas vezes sem nos darmos conta deles.

A linguagem corporal pode se manifestar estimulada também pela parte mais antiga e primitiva do cérebro, o sistema reptiliano. Essa estrutura, localizada no talo cerebral, controla as funções corporais e regula nossas necessidades de sobrevivência: batimentos cardíacos, respiração, digestão e reprodução.

Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção: 7% - Verbal (somente palavras) 38% - Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - Não verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras).

O antropólogo, Ray Birdwhistel outro pioneiro no estudo da comunicação não verbal, descobriu que as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente. O restante em torno de 65% da comunicação é feito de maneira não verbal.

Quando nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprenderam várias outras.

Porém devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.

A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais, por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada.

Muitos especialistas se debruçam nesta área, pois podem perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com