TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal E Generos Textuais

Pesquisas Acadêmicas: Linguagem Corporal E Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

Gêneros textuais são os nomes dados às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Os gêneros textuais normalmente estão associados aos estudos literários, científicos e técnicos, possuem suas características e contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso dia-a-dia.

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Gêneros Narrativos:

A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em romance, conto, novela, crônica, fábula, parábola, apólogo, lendas e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.

Romance: é uma forma literária do gênero narrativo literário que transpõe para a ficção a experiência humana. Suas características são a narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, os personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados. No romance, a metrificação, muito utilizada no verso, é abandonada e a prosa de tom relativamente coloquial torna-se uma característica de linguagem narrativa.

Sede de amor, de justiça e de dignidade humana que impelem ao desejo de mudança de um mundo, geralmente insensível e injusto são comumente abordados no romance. No entanto, o resultado desse esforço é, na maioria das vezes, o fracasso. Desamparo, o personagem ou adere à ordem opressiva ou sucumbe à desilusão, à loucura e até à morte. Porém algumas obras do gênero o herói triunfa.

“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

Machado de Assis

Novela: se estrutura em torno da ação, do tempo e espaço. A ação ou ações no presente e sempre que necessário, recorre ao pretérito. O tempo, é claro, é o do calendário, do relógio, dos costumes, da época. O espaço, no entanto, está entrelaçado ao tempo e a sua pluralidade é o que importa, tornando-a distintiva

. O uso da linguagem deve ser simples e clara, levando em conta a fala dos personagens onde se passa a história principal e o local dos acontecimentos. Portanto, a novela conta com vários enredos que a princípio parecem independentes, mas que, ao longo da narrativa, se ligam e se complementam.

Fábula: é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano. Essas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

Parábola: é uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história). A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, diferencia-se da fábula e do apólogo por ser protagonizada por seres humanos, gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.

Conto: se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Crônica: é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelos personagens.

O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala dos personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.

Lendas: são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários, onde misturam a história e a fantasia. As lendas vem sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com