TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerações x Gerações no meio corporativo

Resenha: Gerações x Gerações no meio corporativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Gerações x Gerações no meio corporativo

Esses dias alguém da geração Baby Boomer de meu trabalho fez um comentário se referindo a mim como: “essa geração y!”. Até então, não tive curiosidade para tentar entender as diferenças e semelhanças de gerações, pois sempre tive este assunto mais como uma questão de personalidade, mas acabei descobrindo coisas interessantes e resolvi compartilhar. Achei dois motivos importantíssimos que me fizeram ir à busca e conhecer um pouco das gerações existentes no mercado de trabalho de hoje. O primeiro, acho super interessante este assunto para quem participa de um ambiente organizacional, principalmente para quem é gestor e busca diminuir conflitos no ambiente de trabalho, e o segundo motivo, considero um assunto relevante para quem é de publicidade e relações públicas, que são profissões que precisam conhecer muito bem o perfil do stakeholder ao desenvolver uma peça publicitária, uma campanha de relações públicas ou uma ação de comunicação interna, conhecer quais são as possíveis posturas, desejos e anseios destas quatro gerações.

Procurei então algumas características de cada geração para expor a vocês. A Baby Boomer é aquela geração composta por pessoas com mais de 50 anos, que sempre buscou estabilidade, segurança, que almejou reconstruir o mundo. Uma geração com uma característica bem específica no meio empresarial, sempre buscou entrar em uma grande organização, construir nela uma carreira e se aposentar, por isso é uma geração de grandes diretores de empresas, que sempre viram o trabalho mais como a razão de vida, permanecendo como funcionário na mesma empresa por 30 ou 40 anos. A geração X é composta por pessoas de 31 a 50 anos, que sempre tiveram como um ideal de vida lutar pela paz e igualdade, um sentimento hippie aflorado e vê em no trabalho uma forma de pagar as contas, um lugar onde se pode ter a oportunidade de produzir, de se tornar útil, permanecendo muitas vezes no mesmo trabalho em média de 10 a 15 anos.

A geração Y, de 19 a 30 anos, é uma geração que busca se inserir e ser percebida dentro de uma organização, com luta, estudo e muito esforço, enxergando no trabalho mais como uma forma de conquistar algo, de poder consumir, comprar o que se almeja, de ter crescimento como ser humano, cultural e intelectual, permanecendo um pouco menos em organizações, em média de 4 a 6 anos. A geração Z, que são os adolescentes de 17, 18, 19 anos, vivem os benefícios das outras gerações, e podem transparecer alguma indiferença no ambiente de trabalho, mas o enxergam como uma forma de ser desafiado, de conseguir dinheiro e conhecimentos, por isso seu tempo em organizações será menor ainda, de até 3 anos.

Mas que tipo de conflito pode ser causado em um ambiente corporativo onde se encontram estas 4 diferentes gerações do mercado de trabalho nos dias de hoje? O maior confronto é entre a X e Y, pois a geração Y questiona o todo o tempo a geração X sobre tudo, ainda mais se alguém da X é seu gestor. A geração Y diz que leu na internet isso, que aprendeu na faculdade deste jeito, enfim, é tanta informação que por vezes confrontam a conduta da geração X e esta se sente ameaçada, como se pudesse perder o cargo ocupado. A X traz uma rigidez na conduta empresarial, porque entrou cedo no mercado de trabalho, muitas vezes casou cedo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com