TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Rh

Pesquisas Acadêmicas: Gerenciamento De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 7

Ao longo das ultimas décadas ocorreu uma crescente valorização dos recursos humanos no contexto organizacional. Se antigamente o ser humano era considerado uma peça na imensa engrenagem da organização, atualmente ele é tratado de forma competitiva. Já não há mais duvida deque o empregado é um principal agente no desempenho organizacional, de que ele é ele que faz o diferencial. Assim é justa é obrigatória essa valorização por parte das empresas, a qual se caracteriza por meio de recompensas. E dos componentes do sistema de recompensas, entre as quais estão os elogios, as promoções às participações em congressos e eventos, os acessos a programas de capacitação, certamente o mais importante é a remuneração. A remuneração pode ser entendida com a contrapartida econômica ou financeira de um trabalho realizado pela pessoa (DUTRA, 2002).

É importante diferenciar os termos recompensas, remuneração e salario, muitas vezes confundidos e tratados como sinônimo. O salario é basicamente a parte fixo da remuneração, paga em dinheiro de forma regular (geralmente mensal). A remuneração envolve além do salario, a remuneração variável (participação nos lucros e resultados , participação acionaria) e os benéficos ( assistência medica, vale – transporte, seguro de vida em grupo etc.). E a remuneração, como foi visto, é uma das formas de recompensa.

A remuneração envolve muitos aspectos, tais como sociais, psíquicos, organizacionais, econômicos, institucionais, políticos e éticos (LEME e BELCHER apud ALBUQUERQUE, 1982)

• Aspectos psíquicos: o salario é visto como um dos principais fatores para estimular a pessoa a produzir com eficiência;

• Aspectos organizacionais: a estrutura hierárquica nas organizações é reforçada por meio de salários que se diferem conforme o nível hierárquico;

• Aspectos econômicos: segundo Cacciamali (1973), o item salario é um dos tópicos mais discutidos da Teoria Econômica. Para o trabalhador, o salario constitui a renda, a qual é uma das variáveis básicas para a determinação do consumo global, do nível de procura de bens que ira determinar o nível de produção para satisfazê-la. Já para o empresário, representa uma das parcelas do custo da produção sujeito a leis de oferta e procura no mercado de mão-de-obra. Assim quando a oferta de mão- de-obra e grande os salários tendem a cair;

• Aspectos institucionais: os salários estão relacionados com a legislação trabalhista e com acordos coletivos de trabalhos feitos pelos sindicatos. Alguns dos direitos dos trabalhadores brasileiros são: salario mínimo, decimo terceiro salario, irredutibilidade do salario, adicional por trabalho noturno, entre outros;

• Aspectos políticos: organizações, sindicatos e empregados exercem seus poderes para influenciar nos salários;

• Aspectos éticos: procura se determinar um salario que seja justo para o empregador e empregado.

É por isso que a remuneração precisa ser bem administrada, acarretando um bom relacionamento entre empresa e empregado. A gestão da remuneração constitui-se, assim numa das tarefas mais importante e complexa das gestões de pessoas. E essa complexidade torna- se mais evidente com as incessantes mudanças ambientais e organizacionais que acabam gerando impactos no sistema de remuneração, que compreende politicas componentes, instrumentos de gestão etc.

Mudanças ambientais e sistema de remuneração

Albuquerque (1999) mostra bem os aspectos das mudanças ambientais (externas e internas à organização) nas politicas de gestão de Recursos Humanos. Como mudanças ambientais externas podem-se citar o acirramento da concorrência (principalmente com a abertura econômica), as necessidades mutáveis de clientes com as exigências crescentes e incessantes evolução tecnológica.

Diante dessa realidade se configura, as empresas buscam aumentar sua competitividade para sobreviver. Decorrem dai as mudanças em fatores organizacionais, tais como a estrutura organizacional, organização da produção, organização do trabalho, sistema de controle e relações de trabalho. Tem-se, então a substituição da antiga pela nova concepção organizacional.

Todos esses fatores mudam também o perfil do pessoal desejado pelas organizações. Agora desejam-se pessoas com alta capacidade de aprendizagem, que se adaptem a novos contexto e ideias, que sabem trabalhar em equipe em prol do resultado coletivo.

Essas mudanças exigiram transformação nas politicas e praticas de Recursos Humanos, uma vez que as formas tradicionais parecia não mais funcionar. O advento desse profissional ideal nesse novo contexto, certamente requer uma nova maneira de remunera-lo. A nova configuração do sistema de remuneração, condizente com uma nova concepção organizacional.

Objetivos do sistema de remuneração

Quais os objetivos do sistema de remuneração¿ do ponto de vista do empregado, ele deve permitir e estimular um ótimo desempenho no trabalho, levando a obtenção de ganho cada vez maior. Do posto de vista da organização, esse sistema deve comprometer os empregados com objetivos organizacionais trazendo resultados que compensem os altos custos da folha de pagamentos. De acordo com Harris (1997), os seis objetivos básicos do sistema remuneratórios são:

• Cumprir as obrigações legais;

• Manter um senso de equidade e justiça entre os empregados;

• Atrair novos empregados altamente qualificados;

• Reter os empregados atuais;

• Motivar os empregados na busca do bom desempenho e do continuo desenvolvimento;

• Controlar os custos, haja vista que os ganhos com a folha de pagamentos constituem grande parcela das despesas organizacionais.

Esses objetivos não se restringem ao sistema de remuneração; na verdade, outros meios são utilizados pela organização para atingi-lo. Como explica Albuquerque (1999), a politica de remuneração precisa estar integrada as demais politicas de gestão de Recursos Humanos- relações sindicais carreiras, avaliação de desempenho, contratação e treinamento- afim de que haja otimização conjunta do sistema. Alterações em uma politica normalmente irão requerer alterações nos demais, afim que haja coerência entre elas. A seguir são apontados os critérios usados para adequada determinação da remuneração.

Critérios para determinação da remuneração

Conforme Dutra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com