TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

1.O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a)A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 pontos)

A proposta por Taylor esta abalizada nos princípios de planejamento, de preparo dos trabalhadores, de controle e de execução, onde:

Principio de planejamento é substituição de métodos de improvisação por procedimentos científicos. O trabalho deve ser planejado e testado, a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores é selecionar os operários prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor.

Princípio de controle é controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida pela empresa.

Princípio da execução é distribuir as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível.

b)Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)

Para os críticos na abordagem de Taylor sobre a organização racional do trabalho o homem era transformado em uma maquina, onde o mesmo era tratado apenas como uma peça do sistema produtivo. Em que a padronização do trabalho só intensificava e impossibilitava de racionalizar o serviço, também foi apontado que a super especialização limitava a visão do operário sobre o processo. Esquecendo o lado social e humano do trabalhador. E ainda a abordagem de Taylor não teve comprovação cientifica, foi apenas baseada no conhecimento empírico e se limitando apenas nos aspectos formais das organizações, não se preocupando com os conflitos que poderiam acontecer devido aos objetivos individuais, tratando as organizações como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

2.A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a)Elenque e discorra sobre as fundamentais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

A escola das relações humanas defendia a humanização dos princípios e as maneiras de administrar uma organização, com a necessidade de corrigir a imagem desumana apresentada pela teoria clássica.

b)Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

A organização formal trata do padrão de organização definido pela administração: a divisão do trabalho e do poder de controle, as regras e os regulamentos, o controle de qualidade. Enquanto a organização informal aborda as relações sociais criadas espontaneamente entre as pessoas da organização formal, as recompensas salariais e materiais, como as recompensas sociais e simbólicas, os diferentes níveis hierárquicos de uma organização e a análise intra-organizacional e a análise interorganizacional, segundo Chiavenato (2002).

3.Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático. (Vale 1,0 ponto)

A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.

Um exemplo pratico é uma prova avaliativa valendo 10 pontos, em que o aluno que consegue tirar a nota 8 é eficiente pois está acima da media que no caso é 7, já o aluno que consegue tirar a nota máxima que é 10 foi eficaz, pois atingiu totalmente o resultado.

4.Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles. (Vale 1,0 ponto)

Surgiu juntamente com as teorias administrativas no inicio do século xx fato como a revolução industrial, onde era necessário começar produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.

5.Divisão do trabalho e departamentalização são processos diferentes, embora ambos busquem a especialização, o primeiro ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Já o segundo ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. Conceitue departamentalização e cite seus principais tipos, discorrendo suas vantagens e desvantagens. (Vale 1,0 ponto)

Departamentalização é o processo pelo qual a empresa cria, a partir do seu crescimento e da especialização do trabalho a ser feito. Departamentos ou divisões, também chamados de seção ou setor dependendo do tipo da empresa (CHIAVENATO, 2003)

A departamentalização da organização podia ser vertical (aumento dos níveis hierárquico) ou horizontal (maior numero de órgãos no mesmo nível hierárquico).

Segundo CHIAVENATO (2003), os principais tipos de especialização são:

Por funções: as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.

Vantagens: Especialização do trabalho, maior estabilidade, maior segurança, maior concentração de uso de recursos especializados, permite economia pela utilização máxima de maquinas e de produção em massa, orienta pessoas para uma atividade específica.

Desvantagens: a comunicação é geralmente deficiente, isso porque as decisões são, normalmente, centralizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com