TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negocios Internacionasi

Trabalho Universitário: Gestão De Negocios Internacionasi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

2. Modelo de Concorrência Monopolística

ESSA PARTE É DO GORDO KKKKK

3. Modelo Oligopólio

Iniciamos esse tópico realizando a seguinte pergunta o que quer dizer modelo oligopólio? Ou melhor, oligopólio, essa palavra vem do grego quer dizer “oligoi”, poucos e “polei” vender, significa “poucos para vender”, ou seja, são grandes empresas marcas que detém grande fatia de mercado, porém são poucas empresas, sendo elas sensíveis a mudanças de determinado preços no mercado. O tipo de concorrências dessas empresas é totalmente inverso das outras empresas sendo de alguma forma imperfeita. Os produtos ou bens produzidos possui de certa forma uma diferenciação, com a qualidade do produto a garantia e também a imagem e fidelidade, diferente das demais que a concorrência se da pelo preço do produto. Portanto buscaremos alguns modelos abaixo de definições de empresas e produtos que atuam com essas praticas.

Existe varias empresas que utilizam desse tipo de artefato, são chamadas as empresas que atuam com a pratica oligopolistas, um exemplo claro que vemos em nossa sociedade é o grupo Belarmino que utiliza e muito bem é uma empresa que atua no ramo de transporte público, é o segundo maior grupo de transporte coletivo do estado de São Paulo, estando entre os 4 maiores do Brasil.

O grupo atua em varias cidades do Brasil e também na região de campinas. A historia do grupo teve inicio em Santos no porto nos meados do ano de 1952. Incentivado por familiares Berlamino entrou no ramo com apenas 11 ônibus. O grupo hoje tem aproximadamente 19 a 20 mil funcionários diretos. Além de modernos processos administrativos e operacionais sendo uma empresa certificada pela iso 9000.

Concluindo é muito comum hoje em dia essas empresas utiliza seu grande poder de mercado para realizar as chamadas fusões ou seja, a compra de outras para se tornarem cada vez mais detentora de uma grande fatia de mercado e controlar os preços, assim também são as empresas áreas.

Outro exemplo de oligopólio, podemos citar as montadoras de carro do Brasil é claro dos concessionários eles se juntam e os carros acabam tendo a mesma faixa de preços isto é os veículos da mesma categoria.

O mesmo acontece com os produtos são chamado os produtos que atua no modo oligopólio um exemplo claro é o cimento e outros materiais de contrução, aço, alumínio, etc, esses produtos são vendidos com preços tabelados em todo o Brasil pode haver pequena diferença nos preços, mas na grande maioria esses preços são controlado e esta inserido no chamado modo oligopólio de ser, esses produtos são homogêneos que são encontrados nas industrias de produção e definido com produtos oligopólio.

Portanto o que fica definido é que o oligopólio assim como o monopólio, ocorre a existência de barreiras á entrada de novas empresas, essas barreiras se definem em proteção de patentes, tradição, oligopólio puro e natural.

4. Conclusão

Diante de varias pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com