TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo dos Surdos

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Muito pouco se fala sobre a situação e sobre o mundo dos surdos.

Eles são colocados à parte da sociedade, camuflados e esquecidos. Tanto e verdade que são poucos os brasileiros que sabem a existência de duas línguas oficiais no Brasil. Sim temos duas línguas: o português e a libras (língua brasileira de sinais).

Um problema ainda a ser vencido e a não universalização da linguagem de sinais.

Os surdos foram e de certa forma ainda são pessoas dotadas de capacidade intelectual e inferior, devendo ser deixados de lado. Permita-se que criem um mundo a parte. E muitos deles se colocam e comportam-se como tal.

Para a sociedade e muito mais cômodo que sejam dessa forma. O que e diferente causa estranheza, medo e desconfiança.

Nos como sociedade nada sabemos sobre o mundo dos surdos, tão pouco nos esforçamos para tal.

Ser surdo não e uma doença, muito menos algo contagioso.

As escolas não eram inclusivas, não que hoje seja mais muito se avançou nesse assunto. Sempre foi mais fácil separar os ditos diferentes do que incluí-los dos ditos normais.

Negar aos surdos o direito de serem cidadãos e independentes é no mínimo cruel.  Fingir que não a uma diferença também não e o caminho.

Os surdos não são respeitados tão pouco sua língua de sinais, lidamos com os surdos em todos os seguimentos da sociedade e preferimos fingir que os mesmo não existem.

Durante muitos anos e ainda hoje, os surdos se escondem com medo se serem rejeitados, tachados de serem anormais. Esses surdos preferem quase que a clandestinidade de sua condição. Muitos conseguem algum destaque na sociedade, ainda que negando sua condição e medo de ser diferente.

O povo surdo tem sua própria cultua que alias e muito rica. Ser surdo não e condição de inferioridade para ninguém. Existem limitações, obstáculos, degraus a serem alcançados e batalhas a vencer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com