TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual

Monografias: Gênero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Gêneros Textuais

Os gêneros textuais são os textos concretizados em situações comunicativas, encontradas em nossa vida, que ocorrem diariamente e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Os tipos textuais que são diferentes dos gêneros textuais, este ultimo tem número ilimitado de situações, já os tipos possuem mais ou menos seis categorias, são elas: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção e outros. Um tipo textual pode aparecer em qualquer forma gênero textual e um gênero textual pode apresentar mais de um tipo textual. Um tipo textual sempre estará explicito e um gênero e não haverá nunca situação que possa mostra o contrario.

Exemplos: sermão, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, telefonema, reunião de condomínio, carta eletrônica, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, carta comercial, lista de compras, instruções de uso, cardápio de restaurante, inquérito policial, resenha, edital do concurso, piada conversação espontânea, conferência, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

Gênero textual do agrupamento do narrar

No gênero textual do agrupamento Narrar, são postos os gêneros da cultura literária irreal, criadas a partir da imaginação, como contos, lendas, romances, fábulas, crônicas. Envolvendo a criação e a ficção, está é a característica fundamental para produção desses gêneros. Apontados pela revelação da aparência e tem como característica a imitação da ação através da criação, da controvérsia no campo do aceitável. Os textos do narrar são postos em prática pelos alunos na produção de textos teatrais, como de paródias, fábulas, poemas, fantoches, que permite os alunos extrapolar o que é real em manifestações irreais, ou seja, movimentando-se pelo mundo da fantasia.

Tipos de gêneros do narrar (especificar as características de cada um)

O gênero do narrar caracteriza-se pelo descrever de fatos demonstrados por uma série de ações, que se relaciona com um determinado episódio ocorrido, podendo ser esses fatos reais ou fictícios, ou seja, quer dizer o ato de contar acontecimentos reais ou vindos da imaginação.

Esses fatos dispõem de alguns elementos para que tenha sentido, elementos que desempenham empregos fundamentais. Representando-os, figuram-se os personagens, peças essenciais para a composição da história, narrador, espaço, tempo e enredo propriamente dito, ou seja, o assunto sobre o qual se aborda. As obras narrativas, praticamente todas, possuem dados que a estrutura e lhes dão estilos em comum que devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê?. Seja eles narrador, tempo, espaço, enredo e personagem. Narrador é o que narra à história; tempo é um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações; espaço lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem; enredo é a trama, o que está envolvido na trama que precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com