TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Monografias: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

SÍNTESE REFLEXIVA:

O tranças de Bintou desenvolve em nós professores novos saberes para a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento dos nossos alunos, e através do dia-a-dia e dos saberes que lhes são indicados e que se torna real as práticas em que eles vivenciam. As crianças aprendem por imitação e a mediação com educadores fica mais fácil, a transmição das atividades a serem dadas.

Nessa década, a concepção de educação infantil, vem sofrendo mudanças bem significativas. A criança do passado era tratada como adulto. Hoje ela é tratada como ser pensante e com vontade própria, ela é um ser social e histórico, que tem necessidades e é singular.

História de Bintou engloba todas as matérias que estamos trabalhando neste semestre, é um texto rico a tão falada interdisciplinalidade de uma forma lúdica e contagiante. O professor é o mediador neste processo de apendizagem do aluno.

A disciplina natureza e sociedade na Educação Infantil é fundamentado nas teorias que explicam como a criança concebe suas relações com o mundo natural e a sociedade. Por isso a importância do trabalho com essa disciplina na educação das crianças, buscando a formação de futuros cidadãos. Covém lembrar a relação estabelecida entre a criança e o mundo, com ênfase nas situações características dessa faixa etária. A importância dos conceitos prévios e científicos também auxilia na compreensão desse processo, baseado em concepções sociointeracionista. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil traz as orientações necessárias para a compreensão da importância dessa matéria na formação escolar.

Ensino e alfabetização é outra disciplina que nos aponta o caminho que devemos trilhar ainda nos anos iniciais é um desafio que move a busca de muitos educadores, a nossa intencionalidade é articular sempre a teoria e a prática. A literatura é a arte da palavra pode ter várias funções, mas a principal é despertar o gosto pela leitura e o prazer de ler. Todos os aspectos da linguagem devem ser potencializados no trabalho educativo com os livros infantis: aspecto literário, aspecto prazeroso e aspecto lúdico. Para isso, temos a hora do conto que deve ser uma atividade permanente a fim de propocionar experiências linguísticas e estéticas aos alunos. Por outro lado a escrita é uma linguagem simbólica que o homem utiliza para três finalidades: para a comunicação, para a interação e para a produção de discurso. Para representar a língua utilizamos um conjunto de letras denominado alfabeto. Para compreender o que significa a escrita é preciso conhecer o que representa o alfabeto. O lúdico faz parte dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito. Quando trazemos jogos e brincadeiras para alfabetizar letrando a nossa intenção é desenvolver habilidades e competências, oportunizando à criança que ela crie, investigue, desenvolva suas potencialidades, se expresse e amplie seus conhecimentos sobre o mundo e si mesmo. O professor tem que propociar situações que requeiram da criança o uso da imaginação, dos seus conhecimentos prévios e o enfrentamento de bons desafios que ampliem o repertório de vivencias do seu cotidiano. Os jogos e as brincadeiras têm uma intencionalidade clara de ampliar o repertório cultural das crianças, mas também como um meio pedagógico para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

A disciplina de artes e música é uma aula que tempos atrás estava esquecida no planejamento das aulas , agora vem sendo valorizada gradativamente, obtendo destaque e conquistando o seu espaço. O ensino da arte, superando as dificuldades próprias da sua implantação oficial, tem sido foco de constante reflexão, motivando inúmeros encontros de arte que acabaram por influenciar a formulação de alguns princípios da LDB e das propostas e Parâmetros Curriculares em nível nacional, para o ensino de arte, como a mudança da identificação da disciplina de Educação Artística, para o nome Arte, que corresponde mais adequadamente ao sentido da área.

A arte é um momento lúdico na vida das crianças, por isso os materias que serão utilizados com as crianças deve fazer parte do planejamento do educador. É possível produzir tintas utilizando diversas matérias-primas. Essa experência pode ser experiência pode ser realizada na presença da criança para despertar a curiosidade. Existe várias atividades para desenvolver ao longo do ano. Veja alguns exemplos: papel artesanal, crachá,oficina de sucata, pintura com tinta, desenho e outros.

A música é a forma mais completa de manifestar as diversidades culturais. A música é a expressão do sentimento, do prazer, do protesto, dos rancores e também se constitui em benefício para o bem- estar físico, mental e social. Desenvolve o ritmo ordenado na criança, os movimentos sincronizados, a imitação, a sensibilidade musical. É fundamental que o professor favoreça, por meio de atividades programadas, a exploração de diversos instrumentos de coda , sopro, etc. Os conteúdos devem abordar melodia, ritmo, harmonia, sons e silêncio. A criança é movimento, sua aprendizagem é pelo movimento, pela ação, pelo fazer. Desde o nascimento, a forma de expressão da criança é pelo seu movimento.

Na história de Bintou a interdisciplinaridade se dá ao trabalhar cada momento da vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com