TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Artigo: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

TEXTO 1

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Os gêneros são vivos, isto é, começam a ser usados em certos momentos da história, podem perdurar durante longo tempo e também podem desaparecer. Os gêneros textuais têm relativa estabilidade enquanto duram, isto é, ao mesmo tempo em que conservam características que os definem, sofrem transformações. Exemplos de gêneros novos são aqueles associados à internet, que nasceram e vêm se diversificando ao longo da última década, tomando, por vezes, o lugar de gêneros tradicionais: é o caso do blog, que vem substituindo, no cotidiano, algumas formas de diário pessoal. Podemos facilmente identificar gêneros que se transformam rapidamente ao longo da vida das pessoas: os gêneros musicais populares brasileiros são um exemplo disso. Há gêneros que deixam de circular em sua forma original como, por exemplo, o folhetim publicado nos rodapés dos jornais.

Outra reflexão que fazemos a respeito dos gêneros é que eles podem ser agrupados de acordo com a capacidade discursiva que neles predomina. Neste caso, temos considerado que podem ser reunidos em cinco grupos: Narrar, Argumentar, Expor, Relatar e Instruir.

O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.

Estas são sugestões de organização dos espaços para estimular a linguagem corporal e o desenvolvimento físico dos bebês.

01 - Circuito com pneus

Este desafio impõe obstáculos, exige força e concentração dos bebês para vencer os circuitos. Uma graça e super simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!

02 - Túnel de tule

Os bebês gostam e precisam de desafios: no túnel de tecido transparente eles conseguem ver quem está na sala e sentem-se mais confiantes

03 - Túnel ou passa-passa de papelão

Arranje algumas caixas de papelão e forme um túnel ou passa-passa, esta é uma alternativa a materiais caros e rendem movimentos inesperados dos pequenos.

04 - Espelho, espelho meu!

Muita gente reclama por não ter um espelho grande na sala para trabalhar construção da identidade... Quem disse que só espelho grande funciona? Com criatividade, os espelhos menores também ajudam na descoberta do próprio corpo.

05 - Exploração de texturas

Móbiles de materiais diferentes estimulam a curiosidade dos pequenos... experimente trabalhar com barracas de lençol, cabanas de tnt ou improvisar um mosquiteiro na sala com vários objetos colados nele como figuras de vários materiais, brinquedinhos...

06 - Vencendo obstáculos

Objetos de formas variadas servem para os pequenos testarem o equilíbrio e interagir com os amigos da turma... experimente usar pneus coloridos, minhocas de colchões, garrafas pet coloridas ou com enchimento de papéis coloridos...

07 - Cantinho da Leitura

Prateleiras na altura das crianças, de preferência com cantos arredondados, facilitam o acesso aos livros. Invente prateleiras usando caixotes de feira, isopor de eletrodomésticos e outros.

08 – Construção de um passa-passa

Pra finalizar uma dica minha (experiência própria!). Faça um passa-passa pras crianças engatinharem e gastarem suas energias... É muito importante deixar alguns espaços livres nas salas de atividades para que os bebês possam engatinhar à vontade e para que, mais tarde, deem seus primeiros passos. Use o molde das mãozinhas ou pés das próprias crianças. Além de desenvolver habilidades como equilíbrio e atenção, eles vão ficar uma boa parte do tempo envolvidos na brincadeira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL, Maria Nazaré de. C. P. Dewey, Educação e as Relações entre o lado

psicológico e o social, o individual e o coletivo. In: Ninguém Ensina Ninguém:

Aprende-se. São Paulo: Edusp/Fapesp, p. 67-75, 2008.

ANDRADE, Carlos Drummond de. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática,

2002.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O

papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 10. ed. Campinas:

Papirus, p. 55-69, 2010.

TEXTO 2

1- Expressando a linguagem corporal Sabemos que a Língua Portuguesa é um importante canal de comunicação. Entretanto, em situações em que não podemos falar, recorremos a outros meios, como a linguagem corporal. Um representante de cada equipe irá fazer mímicas e seus colegas tentarão adivinhá-las. Pontuação para cada palavra acertada: 50 pontos. 2- Teatro de Sombras A história do cinema é encantadora! Os primeiros que filmes que surgiram não contavam com todo o aparato tecnológico que temos à disposição hoje em dia. O filme Avatar, por exemplo, só pode ser rodado após muita evolução da computação gráfica. Entretanto, o cinema mudo e o Teatro de Sombras têm seu charme. As equipes, valorizando a história do cinema, irão fazer releituras dos clássicos dos Contos de Fada. Pontuação: 200 pontos para quem realizar a prova. Equipe 1 – João e o pé de feijão Equipe 2 – Cinderela Equipe 3 – João e Maria Equipe 4 – Chapeuzinho Vermelho Equipe 5 – Peter Pan 3- Valorizando o cinema nacional O Brasil é um grande produtor de novelas há bastante tempo e, também, vem se destacando na produção de filmes de longa metragem. Embora muitos sejam conhecidos pela violência explícita, temos várias películas que contam histórias bastante bonitas. Agora é a sua vez! Assista a um filme nacional e dramatize-o. Lembre-se de selecionar apenas as cenas mais interessantes. Pontuação: 300 pontos para que realizar a prova. 4- A língua do marketing A língua serve para nos comunicarmos no dia a dia e, também, para convencer as pessoas sobre algo. Use seu poder de persuasão e elabore um slogan bem criativo sobre a Gincana Literária do Colégio Universitário. Pontuação: 350 pontos para o melhor slogan. 5- Musicando Paródia é uma reescrita de uma música que já existe, utilizando um tema novo. Seja criativo e elabore uma letra bem legal sobre a cidade de Criciúma, sua história, sua gente e costumes, exaltando seus pontos positivos. Pontuação: 200 pontos para quem cumprir a tarefa. 6- Nossa história Traga o maior número de fotos antigas da nossa cidade para apresentar aos colegas e, usando seus conhecimentos históricos e a criatividade, elabore legendas para cada foto, organizando-as em um painel bem legal! Pontuação: 200 pontos para quem trouxer mais fotos. 7- Era uma vez...Ouvir histórias é muito bom! Principalmente quando a história fala sobre nossas raízes. Portanto, traga alguém mais velho (seu avô, avó, tio, vizinho...) para contar alguma história interessante sobre o passado de nossa cidade.

...

Baixar como  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »