TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Monografias: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------- 4

Conceito de Gênero Textual-----------------------------------------------------------------------5

Gênero textual do agrupamento do narrar------------------------------------------------------6

Tipos de gêneros do narrar-------------------------------------------------------------------------6

Conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno ------7

Tipos de atividades para explorar a linguagem corporal------------------------------------8

A importância entre a relação da construção de textos do gênero do narrar e a linguagem corporal -----------------------------------------------------------------------------------9

Considerações finais---------------------------------------------------------------------------------12

Referências--------------------------------------------------------------------------------------------13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo de gêneros textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem para serem produzidos, da subjetividade e da ficção.

É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.

Sabemos que a humanidade não para de evoluir e que com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizagem porque em qualquer instrumento que venha somar com o método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvida também facilitar no mundo do trabalho, com o ensino não só nas séries iniciais, assim como em geral na vida escolar.

Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornando as aulas mais prazerosas.

a) Conceito de Gênero Textual;

Segundo Bakhtin (2000) qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual. No entanto, cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo por isso denominado gêneros do discurso. Já Marcuschi (2003) afirma que os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades do dia a dia. São entidades sócias discursivas e formas de ação social incontáveis em qualquer situação comunicativa.

A produção de discursos não acontece no vazio. Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. Sob esta perspectiva, os PCNs (1998) apresentam os vários gêneros existentes que, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional.

Em relação às práticas didático-pedagógicas de Língua Portuguesa precisa considerar a heterogeneidade de textos existentes em nossa sociedade e levar em conta a necessidade de tornar nossos alunos proficientes leitores e produtores de textos. O desafio dos docentes está em criar situações em sala de aula que permitem aos alunos a apropriação desta diversidade. Essa apropriação não pode estar limitada ao que os livros didáticos trazem, nem ao que oferecem como atividades é preciso que sejam promovidas atividades em que os alunos leiam textos nos respectivos suportes em que foram publicados. Além de sua carga sócia cultural, historicamente construída, os gêneros textuais servem como ferramenta essencial na socialização do aluno.

Os profissionais da linguagem precisam levar os alunos a compreender e procurar explicar como se manifestam os diferentes gêneros textuais. A identidade, os relacionamentos e o conhecimento dos seres humanos são determinados pelos gêneros textuais a que estão expostos, que produzem e consomem. O estudo dos gêneros possibilita a exploração de algumas regularidades nas esferas sociais em que eles são utilizados.

b) Gênero textual do agrupamento do narrar:

Especificamente no que diz respeito às pesquisas sobre o livro didático, os aspectos observados são bastante diversificados: desde as atividades de leitura e gramática (e a ausência de articulação entre elas), passando pelo estudo das abordagens sobre oralidade e variação linguística, até chegar à análise dos discursos e das ideologias a que eles se vinculam e que são difundidos através dos manuais didáticos (ideias sobre o negro, sobre classes sociais e sobre os papéis de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem).

Quanto aos gêneros e sua apropriação como conteúdo de ensino pelos livros didáticos, ora são analisados a partir do foco em um único gênero (a notícia, ou a carta do leitor, por exemplo), ora a partir da observação do processo de escrita como um todo – desde a etapa da leitura até as propostas de produção e reescritura (quando há).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com