TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Exames: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Com esse trabalho, temos como objetivo conhecer os diferentes gêneros textuais, suas características, linguagens utilizadas e propósitos, para assim auxiliar na produção de textos com fins acadêmicos e profissionais.

Ampliando o conhecimento de tais gêneros nos permite uma variedade de alternativas para a elaboração de textos com maior criatividade e domínio, levando em conta os gêneros mais apropriados para os diversos temas que possamos vir a empregar, sendo por cunho social, cultural, técnico, acadêmico ou outros.

Portando, neste trabalho foram escolhidos diversos gêneros, com suas características e exemplos para uma analise e permitindo uma boa compreensão dos mesmos e assim poder aplicá-los em futuros projetos.

1 - GÊNEROS TEXTUAIS – DEFINIÇÕES

Conforme página do site Wikipédia:

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc. (Wikipédia, acesso em 14/06/12).

Conforme Marcuschi, no livro Gêneros Textuais & Ensino:

Já se tornou trivial a ideia de que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. No entanto, mesmo apresentando alto poder produtivo e interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos (Marcuschi, 2002, pág. 19)

. Conforme página do site da Universidade de Caxias do Sul:

Chamaremos de GÊNEROS TEXTUAIS a diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade, os quais são materializações lingüísticas de discursos textualizadas, com suas estruturas relativamente estáveis, conforme Bakhtin, disponíveis no intertexto para serem atualizados nos eventos discursivos que ocorrem em sociedade; em outras palavras os Gêneros Textuais são unidades triádicas relativamente estáveis, passíveis de serem divididas para fim de análise em unidade composicional, unidade temática e estilo, disponíveis num inventário de textos (arquitexto ou intertexto), criado historicamente pela prática social, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural atualizam quando participam de uma atividade de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seus interlocutores (Baltar, site UCS em 04/06/12)

Assim, após essas três citações, podemos descrever que os gêneros textuais estão inseridos no nosso cotidiano, de forma que vários desses identificamos meramente pela forma como é escrito ou se apresenta. Esses gêneros são frutos de diversas culturas, e estão ligadas as necessidades da comunicação em determinados assuntos específicos, gerando assim um tipo de modelo padrão. Portanto com esses padrões de determinadas linguagens, podemos analisar e utilizar uma série de gêneros para conseguir o efeito ou reconhecimento ao qual propósito se deve o texto.

2 - GÊNEROS TÊXTUAIS

2.1 - A carta pessoal

Gênero textual utilizado para a comunicação entre pessoas que temos algum vínculo de relacionamento para tratar de objetivos diversos, como: Notícias, avisos familiares, convites diversos, relatos de eventos, dentre outros.

A linguagem utilizada pode varias conforme o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário, podendo ser utilizado o a padrão formal ou o coloquial.

No geral uma carta pessoal utiliza dos mesmos elementos:

O local e a data – Normalmente colocado no topo da carta a direita.

O vocativo – Pode se utilizar termo coloquiais e até mesmo gírias, ou termos para expressar a intimidade entre os interlocutores, tais como: Querido pai, brother, parceiro, companheiro, caríssimo, etc. Sendo que a texto se trata de um assunto livre.

O texto – Se refere ao desenvolvimento do discurso, a finalidade do texto ao qual a carta é proposta.

Despedida e Assinatura – Varia de acordo com a intimidade dos interlocutores, podendo variar, sendo cortês ou formal. Quanto a assinatura geralmente é usado somente o primeiro nome, simples e sem formalidades.

2.2 - Abaixo-assinado - Um gênero textual reivindicativo

Gênero textual com propósito argumentativo, utilizando a mobilização de determinado grupos em prol de uma reivindicação, destina a alguém com poder de decisão, buscando geralmente a solução de algum problema. Geralmente composta por:

Vocativo: Geralmente com o devido pronome de tratamento a pessoa a qual a solicitação e feita, relacionando cargo/função. Ex: Excelentíssimo Governador, Ilustríssimo Prefeito, ou até mesmo o órgão responsável (Abrangência Geral), como: Câmera de Vereadores de Joinville.

Corpo do texto: É a mensagem e si, com argumentos e justificativas para reforço do objetivo pretendido.

Local, data e assinaturas dos solicitantes – São anexados dados necessários ao requerimento, podendo variar conforme propósitos ou destinos. Geralmente são utilizado, data, nome completo, algum documento e até mesmo endereço, podendo ter variações devido ao cunho do propósito ou instituições destinadas.

2.3 - Anúncio classificado

A principal característica desse gênero textual é a persuasão. Seu objetivo é realmente persuadir o interlocutor a satisfazer tal pretensão. Os mais comuns classificados são os de venda, troca e aluguel de imóveis, carros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com