TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Artigos Científicos: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Gêneros Textuais

Introdução

Gêneros de texto são as variadas formas que as pessoas e as organizações utilizam para se comunicar, para orientar, ordenar, interagir. Segundo Mikhail Bakhtin (2003), o autor mais citado quando se trata de gêneros textuais, aprender a falar e a escrever significa aprender a construir textos, porque não nos comunicamos por meio de frases isoladas. E também não nos comunicamos por meio de redações, narrações, descrições (mais da escola que da vida), e sim por meio de textos. Umas das características dos gêneros textuais são se manter sempre muito parecidas, com características comuns, procurarem atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrerem em situações específicas. A Propaganda é um tipo de gênero textual, que comumente se vale do uso da função apelativa da linguagem.

1. Conto

O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Em Angola e Moçambique é comum o termo estória1 para se referir a conto.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.

2. Romance

O termo romance (do latim romanice: "em língua românica", através do provençal romans) pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente de autor anônimo; corresponde aproximadamente à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa.

3. Diário Íntimo e Virtual

Íntimo: Diário é uma agenda, geralmente de caráter íntimo, onde se fazem anotações que contém uma narrativa diária de experiências pessoais que é organizada pela data de entrada das informações. Um diário pessoal pode incluir experiências de uma pessoa e/ou pensamentos e sentimentos. Alguém que escreve um diário é conhecido como uma diarista. Diários desenvolvidos para fins institucionais desempenham um papel em muitos aspectos da civilização humana, como por exemplo, registros governamentais (por exemplo, Hansard), livros empresariais e registos militares.

Virtual: Um blog ou blogue (contração do termo inglês web log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.

4. Verbete

Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência da qual faz parte: mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia. O verbete é essencialmente destinado a consulta, o que lhe impõe uma construção discursiva sucinta e de acesso imediato, embora isso não incorra necessariamente em curta extensão. Geralmente, os verbetes abordam conceitos bem estabelecidos em algum paradigma acadêmico-científico, ao invés de entrar em polêmicas referentes a categorias teóricas discutíveis.

5. Texto Dramático

O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta_das personagens entre si e com os recetores do enunciado. O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens.

Serve, com frequência, o teatro, que tem como objetivo específico a representação e o espetáculo. Por isso o texto teatral obriga à concentração dos elementos essenciais do texto dramático em linhas de força que garantam um ritmo_vivo e uma progressão capaz de prender a atenção do espectador. O teatro permite uma comunicação específica entre-autor, ator e público; entre as personagens da obra; entre o palco e a plateia. O conflito ou o drama oferece-se à-contemplação do espectador.

O texto dramático, onde predomina a função apelativa da linguagem, ao exprimir o mundo exterior e objetivo, recorre,em geral, à enunciação na segunda pessoa. E utiliza um discurso múltiplo e complexo, com os respetivos signoslinguísticos, mas também com signos paralinguísticos (entoação, voz...), expressão corporal, elementos decaracterização dos atores, ou mesmo elementos que se encontram fora do ator, como o espaço cênico e os efeitos sonoros.

6. Poema

Poema é um gênero textual em versos e, mais raramente, em prosa em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica.

Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como haicai, poema-colagem, soneto, poema dramático, poema figurado, epopeia, etc.

Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com