TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Pesquisas Acadêmicas: Gêneros Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

Aula-tema: Gêneros Textuais e Mecanismos de Coesão

 INICIAR A APRESENTAÇÃO, DANDO O CONCEITO E EXPLICANDO O QUE SÃO OS GÊNEROS TEXTUAIS.

GÊNEROS TEXTUAIS

O texto faz parte do nosso dia a dia, não é verdade? Para pedir o café da manhã, para convencer a mãe a liberar o carro no final de semana, para convidar um amigo para uma festa, para declarar o amor, para solicitar que o banco cancele o cartão de crédito, para reivindicar melhorias no transporte, o que utilizamos? O texto, claro! Seja oral ou escrito.

Os textos, embora diferentes entre si, possuem pontos em comum, pois podem se repetir no conteúdo, no tipo de linguagem, na estrutura. Quando eles apresentam um conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem, configura-se o gênero textual, que pode ser definido como as diferentes maneiras de organizar as informações lingüísticas, destacando que isso acontecerá de acordo com:

• A finalidade do texto;

• O papel dos interlocutores;

• A situação.

Não podemos definir a quantidade de gêneros textuais existentes. Por que isso acontece? Graças à sua natureza. Com que objetivo eles foram criados? Para satisfazer a determinadas necessidades de comunicação. Assim sendo, podem aparecer ou desaparecer de acordo com a época ou as necessidades dos povos. Por isso, podemos afirmar que gênero textual é uma questão de uso.

O gênero textual não exclui ou despreza a tipologia textual tradicional (narração, descrição e dissertação), pelo contrário, os aspectos tipológicos são apresentados de forma mais ampla, já que passam a ser analisados a partir das situações sociais em que são usados.

Acompanhe a seguir os exemplos de gêneros e os grupos aos quais estão inseridos:

 APRESENTAR OS 5 TEXTOS ESCOLHIDOS PELO GRUPO E EXPLICAR.

TEXTO 1

Ambev lança seu primeiro caminhão 100% movido a gás natural

MARCELO SPERANDIO

18/03/2014 10h30 - Atualizado em 18/03/2014 12h36

Kindle

inShare http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2014/03/ambev-lanca-seu-primeiro-caminhao-b100-movido-gas-naturalb.html

A partir de maio, a Ambev colocará em circulação nas ruas Rio de Janeiro o seu primeiro caminhão 100% movido a gás natural veicular, o GNV. Se o novo modelo for aprovado, a empresa deve expandi-lo dentro de sua frota. O caminhão movido a GNV reduz a emissão de CO2 em 20%, tem o motor menos barulhento, autonomia de 200 quilômetros e capacidade para carregar as mesmas 10 mil garrafas transportadas pelo modelo convencional. Quarta maior cervejaria do mundo, a Ambev desenvolveu o protótipo com a MAN LatinAmerica, fabricante dos caminhões da Volkswagen.

ANALISE DO TEXTO: O TEXTO É DESCRITIVO, POIS TRAZ EM EVIDENCIA AS CARACTERISTICAS DO NOVO CAMINHÃO DA AMBEV (características essas que estão destacadas em negrito e vermelho no texto).

TEXTO 2

COMPORTAMENTO - 30/07/2012 09h26 - Atualizado em 30/07/2012 09h42

TAMANHO DO TEXTO

A-|A+

O que querem as mulheres?

Por que o romance erótico "Cinquenta tons de cinza" virou fenômeno mundial de vendas? Resposta: ele foi escrito sob medida para as fantasias de submissão das mulheres modernas e autossuficientes

NATHALIA ZIEMKIEWICZ

http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2012/07/o-que-querem-mulheres.html

Meu marido nunca leu uma linha escrita pela autora britânica Erika Leonard James. Mas, desde a semana passada, quando mergulhei na leitura de sua primeira obra, ele virou fã dela. Isso porque, apesar de os termômetros de São Paulo denunciarem o auge do inverno, dei férias a meu pijama de flanela. Enquanto avançava nos capítulos do livro, meu marido me via tirar do armário uma ou outra camisola rendada. Mesmo recém-casada, aos 25 anos, e editora do blog de sexo de ÉPOCA, o Sexpedia, não estou imune às armadilhas que a rotina pode impor a um longo relacionamento – nem ao estímulo que os livros de E.L. James podem produzir na vida dos casais. Sua trilogia vendeu 31 milhões de cópias apenas em língua inglesa. Agora, se converteu em best-seller lá em casa.

ANALISE DO TEXTO: O TEXTO É NARRATIVO, POIS A AUTORA DO TEXTO NARRA UM FATO QUE ACONTECEU COM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com