TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais.

Ensaios: Gêneros Textuais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

Gêneros textuais.

Notícia – é um gênero textual do cotidiano jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão precisão.

Para constituir uma noticia é nessessario:

 Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor.

 Título auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo a torná-lo ainda mais atrativo.

 Corpo da notícia – Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados.

Reportagem – é o texto jornalístico que enfoca de forma abrangente determinado assunto.

Normalmente recorre a várias fontes, traz depoimentos de especialistas e apresenta gráficos, tabelas e outros recursos visuais.

A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo.

 Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

 Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.

 Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo!

Entrevista – é um gênero textual cuja finalidade é obter opiniões de uma pessoa a respeito de um assunto e divulgar informações sobre a vida pessoal ou profissional dela.

Geralmente, a entrevista costuma compor-se de:

 Manchete ou título – Como o objetivo é despertar o interesse no público expectador, essa costuma vir acompanhada de uma frase de efeito, proferida de modo marcante por parte do entrevistador.

 Apresentação - Nesse momento faz-se referência ao entrevistado, divulgando sua autoridade em relação ao posicionamento social ou relevância no assunto em questão, como, por exemplo, experiência profissional e conhecimentos relativos à situação em voga, como também os pontos principais relativos à entrevista.

 Perguntas e respostas – Trata-se do discurso propriamente dito, em que perguntas e respostas são proferidas consoantes ao assunto abordado. Em meio a essa interação há um controle por parte do entrevistador para demarcar o momento da atuação dos participantes.

Crônica – A palavra crônica é derivada do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo), e significado principal que acompanha esse tipo de texto é exatamente o conceito de tempo. A crônica é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado tempo. A quantidade de personagens é reduzida, podendo inclusive não haver personagens. É a narração de um fato do cotidiano das pessoas, algo que naturalmente acontece com muitas pessoas. Esse fato é incrementado com um tom de ironia e bom humor, fazendo com que as pessoas vejam por outra ótica aquilo que parece óbvio demais para ser observado.

Tipos de Crônica

 Crônica Descritiva – Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados em um espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado.

 Crônica Narrativa – Tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto. Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos ("banais", comuns).

 Crônica Dissertativa – Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo"). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.

 Crônica Narrativo-Descritiva – É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos ("banais", comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. Ela é baseada em acontecimentos diários.

 Crônica Humorística – Apresenta uma visão comportada e sentimental ou cômica dos fatos imaginários, conferindo humor na redação.

 Crônica Lírica – Linguagem poética e metafórica. Expressa o estado do espírito, as emoções do cronista diante de um fato de uma pessoa ou fenômeno. Em geral as emoções do escritor.

 Crônica Poética – Apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.

 Crônica Jornalística – Apresentação de aspectos particulares de noticias ou factos baseados no cotidiano. Pode ser policial, desportiva, etc...

 Crônica Histórica – Baseada em fatos reais, ou fatos históricos.

Crítica – é um tipo de texto argumentativo que visa informar o lançamento de uma obra (livro, disco, filme, show, etc.) e avaliar seus pontos positivos e/ou negativos, fornecendo subsídios ao leitor para que este decida se quer ou não conhecer a obra.

O gênero possui uma estrutura livre. Tal afirmativa não quer dizer que não seja prioritário o relatar de seus principais aspectos. De modo contrário, faz-se necessário o destaque de alguns elementos, tais como:

 Referência bibliográfica – Autor (es), título, subtítulo, local da edição, editora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com