TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Artigo: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

GENEROS TEXTUAIS

Conceito:

Gêneros textuais normalmente estão associados aos estudos literários, científicos e técnicos diferentes dos tipos dos gêneros textuais, a qual é considerada mais simples de ser estudados. Os gêneros textuais possuem suas características e contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso dia-a-dia.

Gêneros Narrativos

A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.

Gênero Descritivo

Tem como principais características a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é necessário que seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um.

Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas e psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outras características.

Gênero Dissertativo/Argumentativo

Dissertação é um texto que tem como principais características a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritor. Para ter um bom texto dissertativo é necessário manter as mesmas características com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citação de exemplo e fornecimento de dados.

Independentemente dos tipos de gêneros textuais cada uma possui suas características, e é fundamental sabermos que todos eles são de extrema importância para a comunicação seja ela com quem for.

AVISO

ESQUEMA

ANUNCIO

LETRA DE MUSICA

Pirraça – Jorge e Mateus

Vou pagar promessas de joelhos

Só pra esquecer você

Vou passar uns dias lá na lua

Eu não quero mais te ver

Vou falar pro meu coração bater o pé

Pra não morrer de paixão

Não quero mais

Esse amor, que me faz tão mal

Chega de sofrer

Adeus ponto final

Não vou mais chorar

Como chorei

Nem me lembrar

Que um dia te amei

Bye-bye tristeza

Adeus solidão

Vou fazer pirraça pro seu coração (x2).

LISTA DE COMPRAS

LEI

Conceito:

Do latim Lex, uma lei é uma regra ou norma. Trata-se de um fator constante e invariável das coisas que nasce de uma causa primeira. As leis são, por outro lado, as relações existentes entre os elementos que intervêm num fenómeno.

No âmbito do direito, a lei é um preceito ditado por uma autoridade competente. Este texto manda ou proíbe algo em consonância com a justiça e para o bem da sociedade no seu conjunto. Por exemplo: “A venda de cocaína é penalizada pela lei”, “A lei proíbe que uma mesma pessoa vote duas vezes nas mesmas eleições”, “Um homem de bem nunca age de maneira contrária à lei”.

Assim, conclui-se que Lei é um conjunto de normas ou regras que regulam a convivências das pessoas em sociedade.

Exemplo de Lei:

Prefeitura Municipal de Jaru

Lei nº 001, de 29 de outubro de 2012.

Dispõe sobre o uso de Ônibus sucateados como transporte escolar de alunos da rede publica de ensino, e dá outras providencias.

O Prefeito Municipal de Jaru, estado de Rondonia, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1°- Fica terminantimente proibido que o município, responsavel pelo transporte escolar de crianças e adolescentes, se utilizem de ônibus sucateados, os chamados “latas velhas”, na condução dos alunos que frequentam as escolas públicas Estaduais e Municipais.

§ 1° Ficam caracterizados como “latas velhas” ônibus sem sinto de segurança, ar condicionado, rampa elevatória para acesso de deficientes físicos e monitores de transportes.

Art. 2°- Os gestores municipais que descumprirem essa lei poderão ser suspensos do cargo e, em caso de acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes do ensino fundamental, poderão ter o seu mandato cassado, sem prejuízo da aplicação da lei penal.

Art. 3°- Esta lei entra em vigor na data de sua puplicação.

Art. 4°- Revogam-se as disposições em contrário.

Município de Jaru/RO, 29 de outubro de 2012.

Prefeita Municipal

DECRETO

Conceito:

De modo geral, todo ato ou resolução vinda de um órgão do Poder Público competente, com força obrigatória, destinado a assegurar ou promover a boa ordem política, social, jurídica, administrativa, ou a reconhecer, proclamar e atribuir um direito, estabelecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com