TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Trabalho Escolar: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 2

GÊNERO TEXTUAIS

Nos comunicarmos é algo que parece simples e fácil para qualquer indivíduo, pois se trata de uma agilidade e habilidade que todos têm de usar. Porém, durante este processo que realizamos diariamente e sem uma real consciência não questionamos a seqüência de passos que percorremos para conseguir realizar este complexo ato de comunicação.

Os gêneros textuias são fenômemos históricos que estão intimamente ligados a vida cultural e social e contribuem para as atividades comunicativas de cotidiano, que pode ir de um simples diálogo a uma tese científica abrangendo diferente tipos textuais, tanto na forma oral como na escrita. São reconhecidos por suas funções e organizações exibidas e pelos contextos onde são utilizados, levando em consideração alguns aspectos importantes, tais como: quem escreve, para quem escreve, em que situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características, onde estão inseridos alguns tipos textuais que funcionam apenas como modo de organização, sendo, por tanto, limitados, como: Narrativo: tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, conto de fada etc. E tem como principal objetivo contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do leitor, Descritivo: É a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes. Esse tipo textual predominante em gêneros como retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, lista de compras, cardápio etc., Argumentativo: se manifestam por meio da modalidade oral, mas também se fazem presentes por meio da escrita, este tipo textual é predominante em gêneros como manifesto, sermão ensaio, editorial de jornal, crítica, monografia, redação dissertativa, tese de mestrado etc., Explicativo ou expositivo: tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, capítulos de livro didático, verbetes de dicionários, enciclopédia, reportagem etc., Instrucional ou Injuntivo: tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, receita culinária, manual de instruções, livros de autoajuda etc.

Em resumo, um genero textual é uma forma específica de organizar a linguagem, de uma mensagem, em sua forma e conteúdo, propriamente dito, para que ela possa ser entendida de forma clara e objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com