TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Trabalho Universitário: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A evolução da sociedade é algo incontestável. Assistimos a mudanças na tecnologia de informação, as pessoas têm maior acesso aos recursos e bens econômicos produzidos com a globalização, passam a adquirir produtos importados e nacionais mais baratos e de melhor qualidade, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos, etc., entre outras inovações.

A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.

A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante tem o objetivo de convencer o telespectador sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.

Este trabalho tem por finalidade aprofundar as características e objetivos dos gêneros publicitários, explicitando sobre os anúncios, propagandas, cartazes, folhetos e panfletos.

GÊNERO TEXTUAL – ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

O gênero textual anúncio publicitário pertence à ordem do argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação (revista, jornal, TV, rádio), usa a linguagem verbal e a linguagem não verbal como recurso básico de persuasão.

Dependendo do público-alvo e do veículo comunicativo o texto publicitário, cujo único objetivo é persuadir o consumo de uma ideia ou produto, vai lançar mão de recursos específicos: argumentativos, persuasivos, verbais, não verbais e até intertextualidade e figuras de linguagem como a metáfora.

Um dos recursos verbais muito usados para persuadir, estimular, induzir, convencer o interlocutor (alvo) é o modo verbal imperativo que age no consumidor como se fosse uma ordem inconsciente.

É lógico que ao publicitário só interessa ressaltar os pontos positivos do produto ou ideia, de modo que crie no interlocutor o desejo de possuir um determinado produto ou simplesmente para convencê-lo de alguma ideia. A cada público-alvo e a cada produto um recurso específico.

Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

• O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

• Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.

• Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.

• Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:

 TIM, viver sem fronteiras.

 HAVAIANAS, as legítimas, e muitas outras.

ANÚNCIO

É grande a diversidade de textos com os quais travamos familiaridade no nosso dia a dia. Em função disso, estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico.

O gênero textual denominado “anúncio classificado” possui uma característica que lhe é intrínseca, a persuasão. Como a finalidade discursiva pauta-se por divulgar algo, o objetivo é, realmente, persuadir o interlocutor com vistas a satisfazer tal pretensão.

Comumente, temos a oportunidade de nos deparar com anúncios de diversas naturezas: venda, troca, aluguel de imóveis, veículos, objetos, dentre outros. Há também aquele anúncio no qual o emissor oferece vagas relacionadas à oferta de empregos, como também existem profissionais que se dispõem a oferecer sua mão de obra de acordo com a sua formação e experiência obtida ao longo do tempo.

Em relação à maneira como são dispostos, geralmente costumam ser separados por categoria. Até mesmo por uma questão de estética e organização, como também para facilitar o contato por parte do interlocutor.

No que se refere ao discurso, esse se apresenta conciso, claro e objetivo. A presença de uma linguagem não verbal (imagens) atua como uma fonte atrativa. Outro aspecto de total relevância é que o emissor procura estabelecer um contato mais direto com o público-alvo, ao mencionar dados pessoais que possibilitem um contato maior, tais como número de telefone, endereço físico ou eletrônico ou qualquer outro.

PROPAGANDA

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.

Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.

A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra.

É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas ideias sejam aceitas e costumes diferentes se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com