TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB

Resenha: IDEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

De fato, hoje em dia o IDEB tem sido referência para algumas ações: o Mais Educação, do governo federal, por exemplo, é um programa de educação em tempo integral. Vários programas, como o Pro infância, assistência técnica e elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) são para redes ou para escolas com IDEB mais baixo, além de outros critérios. Então o IDEB tem sido mais utilizado no sentido de que os governos possam eleger prioridades para o direcionamento a redes ou a escolas com IDEB mais baixo, supondo que precisam mais. Pesquisas mostram como algumas redes têm se mobilizado no sentido de buscar melhoria da qualidade da educação e, por conseqüência, aumentar o IDEB com relação à formação de professores, de gestores, da melhoria de condições físicas. Se essas ações resultarem em melhoria das condições de qualidade da educação, em melhoria da aprendizagem, e aí as taxas de aprovação e o desempenho dos alunos ficarem mais altas, ótimo.

As boas condições de trabalho do professor estão relacionadas a muitos fatores. Poderia se dizer que uma primeira grande dimensão é a formação e a valorização dos profissionais da educação. Um segundo grande campo diz respeito à infra estrutura física e aos materiais pedagógicos: ter bons prédios, boas instalações e tudo o que está relacionado a materiais e equipamentos pedagógicos Tem uma dimensão também que está relacionada à gestão, principalmente gestão pedagógica, no caso das escolas públicas. Penso que, quando nos deparamos com o IDEB de uma escola, sempre é preciso ter presente que as taxas de promoção dos alunos e o desempenho nos testes de Português e de Matemática decorrem das condições de oferta da educação. Agora, essas condições não são algo a ser olhado de modo descontextualizado..

Hoje há mais clareza sobre as razões e a dinâmica da indisciplina na escola. Além disso, os avanços na compreensão dessa questão também produziram novas visões sobre a formação de professores. O encontro dos professores com a indisciplina tornou-se uma espécie de capítulo inevitável da experiência docente, a figurar inclusive na lista das principais causas de frustração e abandono da profissão. Tradicionalmente, os professores arcam com toda a responsabilidade por estabelecer disciplina em sala de aula. Infelizmente, esse modelo, embora ultrapassado, mantém-se muito vivo em muitas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com