TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IDEB E SEUS RESULTADOS

Projeto de pesquisa: O IDEB E SEUS RESULTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2.O IDEB E SEUS RESULTADOS...........................................................................4-5

3. CONCLUSÃO.........................................................................................................6

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.............................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A escola e a comunidade precisa está ciente que o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino e sua principal função é mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro. Para isso, seu cálculo leva em conta a combinação do resultado dos estudantes em avaliações externas de larga escala (a Prova Brasil e o Saeb), nas provas de língua portuguesa e matemática, com a taxa de aprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é de avaliar junto com a direção do colégio pesquisado, o resultado obtido pelo IDEB e debater junto com os alunos e o corpo docente os meios positivos utilizados para alcançar tal resultado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O IDEB E SEUS RESULTADOS.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio de Castro Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Esse índice é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez nesse indicador.

O trabalho que segue, foi utilizado a partir de um momento de reflexão e descontração nas escolas municipais (Francisco Xavier e Otacílio Ferreira de Souza Filho), onde o objetivo maior foi avaliar e discutir a nota dada pelo IDEB, fazendo-o compreender a importância deste mecanismo tanto para escola, como para a Educação Básica do Município.

Em entrevista a direção de ambos os recintos, apresentou-me com satisfação a nota dada pelo IDEB que foi de 3.9 para Monsenhor Abílio Américo Galvão e 4.6, para Escola Municipal Social Santo Onofre. Houve no entanto comemoração no o avanço obtido nos últimos anos e a superação dos inúmeros entraves que as escolas enfrentaram nos últimos anos, e que com força extrema superaram tais obstáculos em comunhão com a comunidade os alunos e a Secretaria de Educação. Foi levado à os alunos que O IDEB foi criado como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação e é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos, ou seja, quanto maior for à nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

No entanto foi percebido que a direção das escolas aprova o resultado do IDEB como melhoria e qualidade de ensino, e tem intenções de trabalhar novos métodos para se alcançar maiores resultados, onde se cria novos meios para que se melhore a forma de aprendizagem, e quem ganha com isso é toda escola.

Porém esta luta não é só do governo e do MEC, devemos utilizar a força da comunidade para fazer com que os governos locais construam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com