TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos Em Garibaldi

Artigos Científicos: Idosos Em Garibaldi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Quando se pensa em acessibilidade, as pessoas, em geral, acreditam que serve somente para pessoas que nascem com alguma deficiência, ou para quem adquire, após uma doença ou acidente. Mas, esquecem do conceito de mobilidade reduzida, de pessoas que podem estar com problemas de mobilidade por pouco tempo, ou até por causa da velhice. Afinal, quase todos nós devemos envelhecer, ordem natural da vida.

Vivemos numa sociedade que tem conceitos muito rígidos de beleza e felicidade, onde a juventude é super valorizada. Assim, poucos pensam no processo de envelhecer, sentem medo da velhice. Mas, as pesquisas apontam que com melhor qualidade de vida, cada vez mais o número de idosos irá crescer. Os números do Censo 2010 mostram esta tendência, cerca de 7,4% da população tem mais de 65 anos no Brasil, em 1991, 4,8% dos brasileiros eram idosos. Porém, falta desenvolvimento de políticas adequadas para esta parcela da população.

Eles também necessitam cidades acessíveis, prédios com rampas, banheiros e escadas com corrimãos e pisos antiderrapantes. Além da inserção deles em atividades na sociedade, sejam culturais, esportivas, com familiares,entre outras. Com esta finalidade, em São José dos Campos foi criada a Casa do Idoso, um centro de integração.

Diferentemente das culturas orientais e indígenas, que valorizam a sabedoria dos idosos, na sociedade ocidental, extremamente utilitarista, eles não são valorizados, muitas vezes porque não estão mais produzindo para o mercado. Vide o número de idosos que vão para casas de idosos, porque seus filhos e netos não querem ajudar.

Para garantir direitos sociais à eles, foi criada em 1994, a Política Nacional do Idoso, com diversas normas e direitos, garantindo autonomia e integração. Uma das ações desta legislação foi a criação de cursos de Geriatria no Brasil. Por isso, devemos expandir a ideia da acessibilidade, visando a necessidade de pessoas com deficiência e dos idosos, visto que esta parcela de população deve crescer exponencialmente.

Programa Recriando a Vida

O programa se desenvolve junto aos grupos de idosos do município de Garibadi. Tem como objetivo proporcionar um espaço de convivência, de realização de oficinas e atividades culturais, sociais, recreativas, esportivas e de artesanato, além de encontros semanais e/ou quinzenais. Tem por foco contribuir no processo de envelhecimento saudável, fortalecimento do convívio e na preservação de situações de risco social.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, quer implantar e implementar uma Política Social de Idoso com atendimento de qualidade que garanta o cumprimento dos direitos e o exercício da cidadania.

Atualmente temos grupos de idosos no Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, nos bairros Santa Teresinha, Champanhe, São Francisco, São José, Alfândega, Parque da Fenachamp, e no interior em São Roque Figueira de Mello.

Para formar novos grupos e obter mais informações, entre em contato com o Centro de Convivência Giuseppe Garibaldi, no Telefone (54) 3462 3338.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com