TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igualdade de Gênero

Por:   •  24/5/2021  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

        

Tema: Caminhos para alcançar a igualdade de gêneros no Brasil contemporâneo

Desigualdade de gênero: um desafio para a sociedade

            Há muito tempo a desigualdade de gênero é um problema no Brasil e no mundo: a desigualdade existe desde o começo com a chegada dos portugueses. O patriarcalismo juntamente com a igreja sempre impôs que as mulheres deveriam se casar e somente cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos. Nos dias atuais mesmo que as mulheres já conquistaram muitos direitos, autonomia e liberdade, ainda assim existem muitas diferenças em questões de cargos, salários e violência entre homens e mulheres fazendo com que a equidade entre os gêneros seja distante.

Segundo estáticas a diferença de salario entre homens e melhores nos mesmos cargos é gigantesca. Elas recebem cerca de 30% menos do que os homens por nenhuma razão mesmo que eles apresentem a mesma competência, as mulheres sofrem muito mais preconceito para serem devidamente remuneradas, por isso o numero de mulheres que ocupam cargos de alta gestão nas empresas não chegam a 10%.

 Além desses problemas no trabalho, as mulheres ainda precisam cumprir muito mais horas de tarefas domesticas que os homens, e muitas delas sofrem com violência física e abuso dentro de suas próprias casas. De acordo com estáticas a cada 7 segundos uma mulher é vitima de violência física no Brasil, e que 13 mulheres são assassinadas por dia. As mulheres também precisam conviver com a cultura do estupro, em que muitas das vezes a vitima leva a culpa ou que o caso não é considerado estupro pelo simples fato do acusado ser próximo da vitima.

Portanto medidas são necessárias para resolver esse impasse. A família e as escolas podem e devem começar a informar as crianças sobre o sexismo e o patriarcalismo. A mídia, que tem muito poder sobre a sociedade hoje em dia, pode implantar propagandas e campanhas a favor da igualdade de gênero. E por fim o estado deve apoiar essas ações e incentivar não só as empresas como toda a população para que se entenda que a igualdade entre homens e mulheres é necessária e precisa ser constituída na sociedade, assim como dizem as leis propostas pela constituição federal do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com