TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Leitura

Trabalho Universitário: Importância Da Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

É indiscutível a importância da leitura em nossas vidas. A necessidade de se cultivar esse hábito é passada desde cedo para crianças e jovens. Porém, faz-se necessário dizer que mesmo sendo uma prática universal reconhecida como fundamental para o crescimento intelectual e cultivada como um hábito, ela não pode ser entendida como uma atividade sempre igual para todos em quaisquer tempos ou lugares.

Ao longo da história, os professores do ensino da língua portuguesa dedicaram-se para desenvolver o ensino da leitura no ambiente escolar.

Pesquisas apontam que logo no início, os textos utilizados para aprendizado eram de livros enciclopédicos e buscavam instruir em campos como: as ciências, a história, a geografia, etc. Era sobretudo baseado na leitura em voz alta.

Nos anos seguintes, com a introdução da literatura de Monteiro Lobato a leitura vem ligada a um aspecto inovador.

As reformas ocorridas nos anos 20 e 30 do século XX caracterizaram-se um período de educação moderna onde o livro é visto como instrumento de consulta, pesquisa e também recreação.

Prosseguindo, vê-se que nos anos seqüentes um aparecimento e um fortalecimento de uma nova geração de escritores para crianças e jovens. A literatura nesse período é mais abundante, diversificada e heterogênea. A escola volta-se aos gêneros não escolares valorizando os usos, funções e significados sociais da leitura e da escrita.

Hoje em relação ao trabalho com os textos e a leitura é um complexo campo de tensões, no qual coexistem e disputam espaço e legitimidade, novas e antigas práticas de ensino, distintos entendimentos e sentidos para a leitura.

Nessa perspectiva, a concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido, se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Este processo deve ser entendido como além de um simples decodificar da escrita, mas também como um ato que trabalho com aspectos cognitivos pelo aspecto da compreensão pelo sentido extraído do texto e a forma como o leitor interpretará. Essa interpretação é feita pela ótica da experiência profissional.

As Estratégias de leitura são métodos de ensino para a melhor compreensão dos textos. O leitor se utiliza deste mecanismo para fazer reflexões sobre a leitura que realiza.

Deste modo, a Biblioteca de Classe é configurada com os acervos de livros organizados pelas diferentes turmas de alunos e seus professores de português para constituírem o material de leitura compartilhando no âmbito de cada turma e que é disponibilizado, manipulado e lido regularmente na aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com