TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Por:   •  23/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.325 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14
  1. ATIVIDADE DO PROCESSO

        Processos reais de software são intercalados com sequência de atividades técnicas, de colaboração e de gerencia com intuito de projetar implementar e testar um sistema de software. Os desenvolvedores utilizam várias ferramentas de software em seu trabalho. Essas ferramentas são especialmente uteis para apoiar a edição de diferentes tipos de documentos e para gerenciar o imenso volume de informações que e gerado em um projeto de grande porte.
        As quatro atividades básicas do processo - especificação, desenvolvimento, validação e evolução - são organizadas de formas diferentes conforme o processo de desenvolvimento. No modelo cascata são organizadas em esquecia enquanto a incremental é intercalada. A maneira como essas atividades são feitas depende do tipo do software, das pessoas e das estruturas organizacionais envolvidas.

1.1         Especificação de software 

        Especificação de software ou engenharia de requisitos é o processo de compreensão e definição dos serviços requisitados do sistema e identificação das restrições relativas ao desenvolvimento do sistema sendo que é um estágio crítico, pois erro nessa fase pode gerar problemas no projeto e na implementação.
         A documentação de requisitos tem o objetivo de especificar que satisfaça os requisitos stakeholders. Geralmente apresentados em dois níveis de detalhes. Os usuários finais e os clientes precisam de uma declaração de requisitos em alto nível; desenvolvedores de sistemas precisam de uma especificação mais detalhada.

Figura (1)

  • Estudo de viabilidade: É feita uma estimativa da possibilidade de satisfazer ás necessidades do usuário utilizando tecnologias de software e hardware atuais. Considerando seu sistema será rentável para os negócios e se ele pode ser desenvolvido nas restrições orçamentais, devendo ser rápido e barato.
  • Licitação e análise de requisitos: Esse é o processo de levantamento de requisitos do sistema, que necessita a discussão potências com o usuário e compradores. Essa parte do processo pode envolver o desenvolvimento de um ou mais modelos de sistema e protótipos.
  • Especificação de requisitos: É a atividade que transforma as informações em documentos que defina o conjunto de requisitos, que podem incluir declaração abstrata do sistema para os clientes e usuários finais do sistema.
  • Validação de requisitos: É a verificação dos requisitos. Durante esse processo, os erros no documento e requisitos são descobertos. Logo em seguida deve ser corrigido.

        Essas atividades no processo de requisitos não são feitas apenas em uma sequência. Continuando durante a definição e especificação de novos requisitos, intercalando-as. Nos métodos ágeis, os requisitos são desenvolvidos de forma incremental de acordo com ás prioridades do usuário.

1.2        Projeto e implementação de software 

        O estágio de implementação do desenvolvimento e o processo onde acontece a conversão de uma especificação de determinado sistema executado. Envolvendo processos de projetos programação, porem se for usada uma abordagem incremental, também pode envolver o refinamento da especificação do software.
        Um projeto de software é a descrição da estrutura seja dos dados usados pelo sistema, interfaces e outros componentes, e às vezes o algoritmo.
        Os projetistas após realizarem revisões constantes em seus projetos acrescentam formalidades e detalhes chegando ao projeto final.
        A maioria dos softwares interage com outros sistemas seja sistemas operacionais ou banco de dados, formando uma ‘plataforma de software’ ambiente que o mesmo seja executado. Informações sobre essa plataforma são entradas essenciais para o processo do projeto, pois o projetista deve decidir como integra-lo ao software. A especificação de requisitos é a descrição das funcionalidades que o software deve oferecer desempenho e confiança.
        Caso o sistema for para o processamento de dados existente, poderá ser incluído na especificação da plataforma, caso contrário deverá ser uma entrada para o processo do projeto.

        As atividades do projeto variam, dependendo do tipo do sistema a ser desenvolvido.

Figura(2)

  • Projeto de arquitetura: É onde se pode identificar a estrutura geral de um sistema, e os componentes principais (algumas vezes, chamado de subsistemas ou módulos), com seus relacionamentos e como são distribuídos.
  • Projeto de interface: É onde se define as interfaces entre os componentes do sistema. Esta especificação deve ser feita de forma inequívoca. Com uma interface precisa, os componentes podem ser projetados e desenvolvidos simultaneamente.

  • Projeto de componente: Onde se projeta cada funcionamento dos componentes presentes no sistema. Podendo se tratar de uma simples declaração da funcionalidade que se espera implementar com o projeto específico para cada programador. Pode, também uma lista de alterações ou um modelo de projeto detalhado.        
  • Projeto de banco de dados: Onde se projeta ás estruturas de dados do sistema e como devem ser representados em um banco de dados. Trabalho que depende da existência ou da reutilização de um banco de dados.

Essas atividades conduzem a um conjunto de saídas do projeto. Para projetos críticos devem ser feitos  documentações detalhadas com descrições precisas do sistema.                
Métodos  de projetos para estrutura foram projetados nas décadas de 1970 e 1980 e foram os percussores da UML e do projeto orientado a objetos (BUDGEN, 2003). Estando relacionados à produção de modelos gráficos que muitas vezes geram o código automaticamente. Desenvolvimento dirigido a modelos (MDD, do inglês  model – driven development  ou engenharia dirigida a modelos(SCHMIDT 2006), onde os modelos de software são criados em diferentes níveis  de abstração e uma evolução de métodos estruturados. Em MDD a uma ênfase  nos modelos de arquitetura com uma separação entre os modelos abstratos independentes  de implementação,  e específicos de implementação.                                 O desenvolvimento  de um programa decorre naturalmente dos processos de projeto de sistema, apesar que algumas classes serem projetadas em detalhes antes de iniciar qualquer implementação,  e mais comum que os estágios posteriores de projeto e desenvolvimento do programa sejam intercalados. Muitas ferramentas  de desenvolvimento podem gerar esqueletos de um  programa a partir do projeto, fazendo com que o desenvolvedor precise apenas acrescentar detalhes da operação de cada componente do programa.                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com