TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinariedade

Projeto de pesquisa: Interdisciplinariedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A Interdisciplinaridade já se deve ser começada a trabalhar na pré-escola. Atualmente, a estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos didáticos. Por meios dos projetos os professores podem introduzir o estudo de temas que não pertencem a uma disciplina específica, mas que envolvem duas ou mais delas. Os projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, nas quais se evite compartimentizar o conhecimento e dar aos alunos um sentido ao esforço de aprender.

No livro “Práticas interdisciplinares”, organizado por Ivani Fazenda (1993), ressalta que no idioma latino:

O prefixo “inter” dentre as diversas conotações que podemos lhes atribuir tem o significado de “troca”, “reciprocidade”, e “disciplina”, de “ensino”, instrução, “ciências”. Logo, a interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor, áreas de conhecimentos. (FERREIRA in FAZENDA, 1993, p. 21-22).

Para que o trabalho interdisciplinar possa ser desenvolvido pelos professores, há que se desenvolver uma metodologia de trabalho interdisciplinar que implica: na integração de conhecimentos, superar a dicotomia entre o ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição de diversas ciências num processo de ensino aprendizagem centrada numa visão do que aprendemos ao longo da vida.

Sendo assim a interdisciplinaridade aponta para construção de uma escola participativa, que deriva da formação do sujeito social, em articulador do saber, conhecimento e vivencia. Para que isso se efetive, o papel do professor é fundamental para o avanço construtivo do aluno.

A interdisciplinaridade está intrínseca na educação, onde professor e aluno devem buscar meios que entrelacem o conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade, atualmente, está sendo tratado como a solução para o restabelecimento de uma nova ordem na educação-ensino, no país.

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores.

A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, os estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudos.

A interdisciplinaridade é o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico. O interdisciplinar se apresenta como o remédio mais adequado à patologia geral do saber.

O princípio da interdisciplinaridade permitiu um avanço na ideia de integração curricular. As disciplinas interagem entre si, fazendo com que o aluno tenha uma ampla visão de tudo o que já foi estudado.

No projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do projeto interdisciplinar – envolvimento esse que diz respeito ao projeto em si, às pessoas e às instituições e ele pertencentes. (FAZENDA, 1996).

Diante disso foi observada uma proposta de trabalho interdisciplinar sobre a influenza A “a gripe suína”, a fim de propor junto aos alunos cada vez mais tipos de projeto, que em suma objetiva uma melhor interação entre conteúdos antes taxados como distintos e individuais, uma melhor relação entre professores das diversas áreas do conhecimento e uma melhora significativa de assimilação dos conteúdos por partes dos alunos, público alvo do projeto. Tento em mente, que todas as disciplinas andam de mãos dadas, pois uma necessita da outra para o seu desenvolvimento.

Cada sala ficaria mediante a supervisão direta do professor, ficaria responsável por pesquisar e apresentar o resultado das pesquisas e estudos realizados sobre a “Gripe Suína”. Mediante ajuda da supervisão pedagógica da escola seria feita uma feira para exposição dos trabalhos realizados por todas as turmas. A feira ainda poderia ser aberta a toda comunidade, para conscientização e informação importantes sobre o vírus H1N1, formas de higiene, sua transmissão e etc.

As disciplinas envolvidas para integrar esse trabalho e contribuir para o bom desenvolvimento do mesmo foram: Língua portuguesa (Produção textual sobre a doença, cartazes, Confecção de relatório.), Matemática (Levantamentos de dados), pesquisas, incidências de casos suspeitos, confirmados e mortes, gráficos e tabelas demonstrando esses números, História (Contexto histórico da doença, quando e onde surgiu?), Artes (O desenho do Vírus, maquetes e produção de peças teatrais.), Geografia (Elaboração de mapas com legendas indicando os principais focos da doença na cidade, estado e país.) e na disciplina de Educação Física (Trabalhar a boa higiene, e suas formas de transmissão).

Outra proposta também observada foi aplicada na turma do 1º ano, com tema: Cultivando valores humanos para um cotidiano de paz, com objetivo de ensinar aos alunos os valores humanos através de orientação, se está evidenciando a grandeza destes decorrer da vida. São os valores que permitem a convivência humana; e, portanto, não podem ser considerados como opção. Foi trabalho o livro do “O Pequeno Príncipe’, de onde foram extraídos alguns dos valores a serem abordados com os alunos, como: Amizade, Cooperação, Respeito, Responsabilidade e Tolerância”. As disciplinas envolvidas foram: Educação Física, Português e Artes.

O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com