TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A interdisciplinariedade

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

A interdisciplinaridade como eixo integrador da instituição

Interdisciplinaridade tem como objetivo construir um conhecimento da totalidade, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para isso, integrar os conteúdos não é suficiente, de acordo com Fazenda (1993), precisa atitude, isto é, postura interdisciplinar. Atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento. Trabalho interdisciplinar é formar alguém a partir de tudo que você já estudou na vida, de formar que podemos desmonstra todos os nossos talentos que há escondido dentro de cada um de nós.

É importante deixar claro que a prática docente, ao adotar a interdisplinaridade como metodologia no desenvolvimento do currículo escolar, não significa o abandono das disciplinas. Mas sim, para ter maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritos torna-se cada vez mais importante a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem.

A interdisciplinaridade é uma forma de criar movimentos que fortaleçam o diálogo entra as disciplinas realizando trabalhos cooperativos e reflexivos. Trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar parte da realidade que o aluno vivência em seu cotidiano, levando a construção de conhecimento, mas isso só ocorre quando os conteúdos das disciplinas se relacionam com o tema.

Segundo Carvalho (1992), a escola assume o papel não de ensinar o aluno, mas de encaminhá-lo na busca de descobertas. Estimulando, incentivando e oferecendo condições matérias e humanas. E aprender com os colegas é uma grande vantagem da prática interdisciplinar, pois estimula a pesquisa e a curiosidade da criança.

O trabalho interdisciplinar é de extrema relevância, pois as áreas do conhecimento dialogam entre si. As disciplinas devem se tornar comunicativas entre si, realçando os valores dos processos históricos e culturais, tornando necessária atualizarem-se quando se refere às práticas do processo de ensino-aprendizagem.

Plano de aula

TEMA: Alimentos

CONTEÚDOS: Matemática - Recortar figuras de formas geométricas e fazer a contagem da quantidade de figuras; Ciências - Vida boa e saudável; Português - indentificar os nomes dos alimentos e fazer a leitura.

OBJETIVOS: Mostrar para as crianças a importância de comer alimentos saudáveis, trabalhando a observação e as noções de tamanho, quantidades, formas.

METODOLOGIA DA AÇÃO PEDAGOGICA:

1. MOMENTO: Perguntar para a turma quais os alimentos que eles mais gostam de comer e quais são os que eles consideram mais saudáveis. Recortar figuras de alimentos em forma geométrica e pedir para as crianças indentificarem cada alimento da figura pelo nome.

2. MOMENTO: Acompanhar as crianças na separação dos alimentos, observando as suas ações. Ajudá-los a indentificar nas figuras os alimentos doces, os salgados, as verduras, as frutas e fazer a leitura das palavras de cada alimento. Depois pedir que eles façam a contagem verificando a quantidade de cada tipo.

3. MOMENTO: Levar para a sala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com